Zelador cuida sozinho de museu em Porto Velho
Memorial Jorge Teixeira foi a residência oficial dos governadores até 1987.
Por Redação 26 de fevereiro de 2025 FacebookTwitterLinkedinWhatsAppO emailO Memorial Jorge Teixeira: espaço cultural esquecido. Foto: Divulgação
Por Júlio Olivar – [email protected]
O Memorial Governador Jorge Teixeira, localizado na capital rondoniense, enfrenta um estado de abandono há cerca de um ano. O único responsável pela preservação do espaço cultural é o zelador Salomão Arlindo, que recebe um salário mínimo mensal. “Comprei uma roçadeira por conta própria e faço o que posso. Mas faltam recursos para produtos de limpeza e sacos de lixo”, relatou Salomão, que trabalha no local há duas décadas. Ele faz campanha para arrecadar doações por pix.
O Memorial, que integra o roteiro turístico da cidade, está aberto à visitação mediante agendamento. Sem os devidos cuidados, a manutenção do espaço depende inteiramente do dedicado funcionário, e corre o risco de ser fechado. Nas redes sociais, vídeos de Salomão realizando a manutenção do imóvel geraram elogios à atitudes, mas críticas às instituições públicas. Comentários apontam que as autoridades não dão a devida atenção ao patrimônio histórico de Rondônia.
Inaugurado na década de 1990, o museu abriga diversas relíquias relacionadas à biografia de Jorge Teixeira, o último governador do Território Federal de Rondônia e o primeiro do estado. Teixeirão, como era conhecido, governou de 1979 a 1985, e foi uma figura mítica na política local. Dois municípios, Teixeirópolis e Jorge Teixeira, além do Aeroporto Internacional de Porto Velho, foram nomeados em sua homenagem.
Salomão Arlindo: sacrifício pessoal para cuidar de um espaço público. Foto: Reprodução/FacebookO Memorial GJT funciona na antiga residência oficial dos governadores, construída no final da década de 1940, à rua José do Patrocínio, 501, esquina com Euclides da Cunha; está no Centro Histórico, próximo ao antigo Palácio Presidente Vargas, sede do Poder Executivo estadual até 2015. O local possui uma estátua de bronze de Teixeirão no jardim frontal, de onde se avista o Rio Madeira e a Usina Hidrelétrica de Santo Antônio.
A historiadora Yêdda Borzacov e a jornalista Maria Aparecida de Souza, conhecida como Cida, se dedicaram à preservação do espaço enquanto puderam. Mantido por uma associação em convênio com o Governo Estadual, o Memorial foi sendo abandonado com a avançada idade de Yêdda e a morte de Cida, em 2020. Elas atuaram voluntariamente, mesmo aposentadas do serviço público, para garantir a preservação do local, por amor à história.
O acervoRepleta de condecorações, indumentárias, objetos pessoais, obras de arte e documentos, o espaço onde está o Memorial Governador Jorge Teixeira foi habitado por governadores durante quase quatro décadas. Ângelo Angelim foi o último residente do casarão, em 1987.
Sobre o autor
Júlio Olivar é jornalista e escritor, mora em Rondônia, tem livros publicados nos campos da biografia, história e poesia. É membro da Academia Rondoniense de Letras. Apaixonado pela Amazônia e pela memória nacional.
*O conteúdo é de responsabilidade do colunista
FacebookTwitterLinkedinWhatsAppO email Publicidade PublicidadeRelacionadas:
Amizade com Nietzsche e a Madeira-Mamoré: o austríaco que chorava a própria morte
Redação -Búfalos selvagens: ainda sobre a ação civil contra os gigantes gentis do Guaporé
Redação -Bloco homenageia dama da cultura e educação de Rondônia
Redação -Mais acessadas:
Redação -Exploração ilegal de madeira dispara e ameaça florestas e comunidades na Bacia do Xingu
A exploração ilegal de madeira se consolidou como uma das principais ameaças à integridade socioambiental da Bacia do Xingu.Conheça as cidades mais ‘jovens’ da Amazônia Legal
Diego Oliveira -Zonas econômicas especiais como instrumento do desenvolvimento
Isabelle Lima -Povo Panará lança PGTA para garantir o futuro de seu território e de seus modos de vida
Lemmos Ribeiro -Terras Indígenas contra a crise climática: veja quais celebridades abraçaram a campanha “Brasil Indígena, Terra Demarcada”
Redação -Leia também
PublicidadeVisite portalamazonia para ler a matéria completa.Últimas Buscas
- » gravadoras
- » mulher se enforca em pirapora mg
- » dia internacional contra a discriminacao racial
- » flavio alves
- » serca seca
- » quantas escolas municipais existe em itaberaba bah...
- » Milagre do Destino
- » Kings League
- » Pe de-Meia 2025
- » Feriados nacionais 2025
- » Onibus invade agencia
- » Roberta Flack
- » Galatasaray x Fenerbahce
- » Tabela Paulistao 2025
- » Feriado de Carnaval 2025
- » SAG Awards 2025
- » Aline Bianca
- » Campeonato Paulista classificacao
- » Velo Clube x Agua Santa
- » Noroeste x Portuguesa
Como fazer
E consideremo-nos uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.
(Hebreus 10:24)
Bíblia Online