Eldorado: Justiça Federal do MS nega competência de vara federal em SC

Compartilhar notícia

Google News - MetrópolesDivulgação/Eldorado 1 de 1 SAO PAULO ECONOMIA NEGOCIOS ELDORADO CELULOSE FOTO DIVULGACAO - Foto: Divulgação/Eldorado

A Justiça Federal do Mato Grosso do Sul afirmou, na quinta-feira (17/10), que a competência para julgar as ações que questionam a transferência do controle da Eldorado para a Paper Excellence é da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, no Mato Grosso do Sul (MS).

O juiz responsável também solicitou que a 2ª Vara Federal de Chapecó, em Santa Catarina (SC), envie para Três Lagoas os autos da ação popular em tramitação no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), onde foi proferida a decisão liminar que suspendeu a transferência das ações da Eldorado, já que a ação protocolada na Justiça do MS é anterior e de mesmo teor.

Em abril de 2023, uma ação civil pública foi ajuizada em Três Lagoas pela Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores do Estado do Mato Grosso do Sul (Fetagri) e, no mês seguinte, uma ação popular foi ajuizada em Chapecó, por um ex-prefeito do município, com pedido idêntico: suspensão da transferência das ações da Eldorado para a CA Investment, empresa brasileira de propriedade da multinacional Paper Excellence.

Para tentar impedir a transação, as duas ações se baseiam nas restrições impostas pela legislação de venda de terras para companhias com capital estrangeiro. Foi a partir da ação popular de Chapecó que o desembargador Rogério Favreto, do TRF-4, tem acatado os pedidos da J&F e concedeu uma liminar suspendendo o negócio. A decisão, depois, foi unânime do TRF4.

A pedido da Paper, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) está analisando o conflito de competência entre as duas ações. O ministro Gurgel de Faria, relator do processo no STJ, solicitou informações ao desembargador Favreto e à 1ª Vara Federal de Três Lagoas, que já se manifestou afirmando ser de sua competência o julgamento do caso.

Gurgel também enviou comunicado sobre o conflito de competência ao ministro Nunes Marques, do Supremo Tribunal Federal (STF), que marcou uma audiência de conciliação entre a Paper e a J&F para o dia 18 de novembro.

Receba o conteúdo da coluna no seu WhatsApp e assine a newsletter de e-mail

Siga a coluna em Twitter, Instagram, Threads e Bluesky

Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.

Compartilhar notícia

Visite metropoles para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Internacional do Controlador de Tráfego Aéreo

Conhecido também internacionalmente pela sigla ATCO, do inglês Air Traffic Controller – o Contro...

Saiba Mais

Dia do Arquivista

O dia 20 de outubro foi escolhido como o Dia do Arquivista porque, há exatos 190 anos (em 1823) nes...

Saiba Mais

Dia do Poeta

Poeta é aquele que faz versos, que escreve poesias. A poesia, ou gênero lírico, ou lírica é uma...

Saiba Mais

Dia Mundial e Nacional da Osteoporose

Conscientizar a população sobre as formas de combate à doença. Esse é o principal objetivo do D...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é o meu pastor, nada me faltará.
(Salmos 23:1)
Bíblia Online