Deslizamentos de terra deixam 40 pessoas desalojadas em Santa Isabel

Compartilhar notícia

Google News - MetrópolesDivulgação/Defesa Civil 1 de 1 santa-isabel-1 - Foto: Divulgação/Defesa Civil

São Paulo — Cerca de 40 pessoas estão desalojadas neste sábado (28/12) em Santa Isabel, na região metropolitana de São Paulo, em razão do registro de diversos pontos de deslizamentos de terra com necessidade de interdição de moradias na cidade. O município lidera o ranking de maiores acumulados de chuva do estado nas últimas 72 horas, com 198 milímetros.

De acordo com a Defesa Civil municipal, as pessoas foram encaminhadas às residências de familiares.

Equipes da Defesa Civil do estado e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) estão realizando vistorias nos locais em que foi necessária a interdição de moradias e remoção de famílias. Alagamentos também são registrados na cidade.

4 imagensFechar modal.1 de 4

Santa Isabel, na Grande SP, lidera o ranking de maiores acumulados de chuva do estado nas últimas 72 horas, com 198 mm

Divulgação/Defesa Civil2 de 4

Cerca de 40 pessoas estão desalojadas

Divulgação/Defesa Civil3 de 4

De acordo com a Defesa Civil do município, as pessoas foram encaminhadas às residências de familiares

Divulgação/Defesa Civil4 de 4

Há diversos pontos de deslizamento de terra na cidade

Divulgação/Defesa Civil

Até o momento, não houve vítimas no município, segundo informações do gabinete de crise para monitorar as chuvas no estado, montado pelo governo de São Paulo.

O gabinete funcionou no modelo presencial na quinta (26/12) e sexta-feira (27/12), mas voltou a operar remotamente neste sábado, como já vinha desde a última terça-feira (24/12).

Outras ocorrências

De acordo com a Defesa Civil, 21 municípios registram ou registraram prejuízos devido às chuvas intensas desde essa quinta-feira (26/12). Veja a lista:

Alerta para regiões com alto risco

A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu boletim especial com validade para este sábado (28/12), voltado às regiões classificadas em nível de alto risco para deslizamentos, alagamentos e enxurradas. As áreas sob atenção incluem:

Segundo a corporação, o risco nessas áreas permanece elevado devido à persistência das chuvas ao longo dos últimos dias, que já resultaram em altos índices de saturação do solo. Essa condição aumenta a probabilidade de deslizamentos, enxurradas e alagamentos, exigindo atenção redobrada da população.

Além disso, foi estabelecido que os municípios Suzano e Santa Isabel, ambos na Região Metropolitana de São Paulo, necessitam de ajuda humanitária.

Receberam alertas em seus aparelhos celulares pelo sistema da Defesa Civil os municípios de Amparo, Atibaia, Campinas, Guarujá, Itatiba, Marília, Monte Mor e Morungaba.

Veja abaixo as recomendações da Defesa Civil para essas regiões:

A Defesa Civil informa que está em alerta máximo, monitorando continuamente a situação e trabalhando junto aos municípios para garantir a segurança da população.

Fique por dentro do que acontece em São Paulo. Siga o perfil do Metrópoles SP no Instagram.

Faça uma denúncia ou sugira uma reportagem sobre São Paulo por meio do WhatsApp do Metrópoles SP: (11) 99467-7776.

Visite metropoles para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia do Esteticista

O dia do Esteticista é comemorado no dia 18 de Janeiro e foi criado de acordo com a lei nº 12.592 ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celestial vos perdoará.
(Mateus 6:14)
Bíblia Online