Partilhar

TIAGO PETINGA/LUSA

Nem Seguro, nem Ventura, diz Montenegro. Seguro ficou à frente, mas “a direita ganhou as eleições”, considerou o presidente do Chega, que se distingue como “o líder da direita”.

Os portugueses decidiram: André Ventura vai enfrentar António José Seguro na segunda volta das eleições presidenciais de 2026, a 8 de fevereiro. Contados todos os votos, o candidato apoiado pelo PS isolou-se na frente com 31,11%, face ao presidente do Chega, que colecionou 23,52%.

Em reação inicial aos resultados, Ventura destacou-se como “o líder da direita”, mas o PSD não emitirá nenhuma indicação de voto na segunda volta das eleições presidenciais, anunciou pouco depois Luís Montenegro, que considerou que nem Seguro nem Ventura representam o espaço do seu partido.

Não clarificando se pretendia ou não obter o apoio do PSD e de Montenegro na segunda volta, Ventura reforçou que “a direita não perdeu”, mas sim “ganhou as eleições” — referindo-se ao número de votos em candidatos de direita, superior ao número de votos em candidatos de esquerda — e olhou para os resultados deste domingo como um copo meio cheio, apesar de ter traçado anteriormente como objetivo vencer a primeira volta por “larguíssima margem”.

“Isto significa uma coisa: quem hoje liderar a direita para a segunda volta tem a maior probabilidade de vencer“, disse André Ventura numa primeira reação aos resultados, à chegada ao hotel em Lisboa onde esteve a acompanhar a noite eleitoral.

“O meu trabalho, para além de agradecer aos portugueses, é agregar isto numa candidatura anti-corrupção, pelos jovens”, adiantou Ventura.

Criticando a “fragmentação total à direita” que se verificou no boletim deste domingo, Ventura sublinhou que, na segunda volta, “temos um socialista, e o país vai ter que decidir se quer que o socialismo volte para o poder ou se não quer”.

“O socialismo não deve continuar a ser poder em Portugal”, disse: “o facto de os eleitores me terem dado a liderança da direita deixa-me muito orgulhoso”.

Ventura deixou ainda uma promessa para as próximas três semanas de campanha. “Acho que todos compreenderão que, depois desta liderança da direita, que eu me dirija aos portugueses, e não a nenhum cargo”, adiantou, reforçando que “a luta contra o socialismo começa agora” e que vai “começar a trabalhar” por uma “alternativa à direita agregadora, unida, que acredita que “toda a direita quer”.

“Segundo o voto das pessoas, eu venci o espaço da direita. Agora é preciso que as pessoas digam se querem um socialista ou se querem o líder da direita”, sublinhou o candidato, entre muita agitação, em Lisboa.

Mais tarde, em discurso na sede onde o Chega acompanhava as eleições, Ventura considerou que fez uma “campanha sem picardia pessoal, sem ofensa” — foi, para si, “talvez a campanha mais popular de sempre”.

“Só perderemos estas eleições por egoísmo do PSD, IL ou de outros partidos que se dizem de direita”, afirmou ainda André Ventura no Hotel Mariott.

Portugal vai pela segunda vez na história para uma segunda volta em eleições presidenciais, e pela primeira vez em 40 anos, depois da segunda volta disputada entre Mário Soares e Diogo Freitas do Amaral, a 16 de fevereiro de 1986, nas quais os portugueses acabaram por eleger o histórico socialista, que colecionou 51,18% dos votos.

Resultados globais – 2026

Tomás Guimarães, ZAP //

Subscreva aqui a newsletter ZAP Siga-nos no WhatsApp Siga-nos no Google News Partilhar

Tags:

4 Comments

Deixe o seu comentário Cancelar resposta

Your email address will not be published.

Guardar o meu nome, email e site neste navegador para a próxima vez que eu comentar.


Artigos mais recentes

Visite ZAP Notícias para ler a matéria completa.
O Cidades do meu Brasil é apenas um agregador de notícias e não tem responsabilidade pelos textos publicados. O conteúdo de cada artigo é de responsabilidade exclusiva de seus respectivos autores e veículos de comunicação.

Últimas Buscas

Como fazer

Informações úteis para o seu dia a dia.

Datas Comemorativas de Hoje

Dia Mundial do Migrante e Refugiado

Dia Mundial do Migrante e Refugiado ou "World Day of Migrants and Refugees" comemoração móvel da ...

Saiba Mais

Dia Mundial da Religião

Comemoração móvel, que foi instituída em dezembro de 1949 pela Assembléia Espiritual Nacional d...

Saiba Mais

Dia do Festival de Thor

Comemorado em honra do deus dos relâmpagos e dos trovões na mitologia nórdica. Na mitologia nórd...

Saiba Mais

Dia do cabelereiro

Cabeleireiro ou barbeiro é uma categoria profissional que trabalha com o cabelo humano, realizando ...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as tuas forças.
(Eclesiastes 9:10)
Bíblia Online