Início » Mato Grosso » Santa Terezinha


Santa Terezinha - Mato Grosso



Santa Terezinha faz parte do estado de Mato Grosso. Encontra-se a uma latitude 10º28′11" sul e a uma longitude 50º30′11" oeste, estando a uma altitude de 198 metros. A população avaliada em 2004 era de 7.293 habitantes. Localizado à margem esquerda do rio Araguaia, a fazer divisa com Tocantins e Pará.

O povoamento original teve início em ponto distante cerca de cinco km do atual sítio urbano de Santa Terezinha, com o nome de Pedra Furada, devido ao nome do córrego Pedra Furada, que servia à região. Devido a problemas de inundações ocorridas no local, a população abandonou Pedra Furada. O novo local de concentração passou a chamar-se Santa Terezinha, em área pertencente a Cia. de Desenvolvimento do Araguaia. A Codeara era contrária à vinda de posseiros para sua área, e usou de todos os métodos para evitar a fixação daquele contingente em suas terras. Teria utilizado até mesmo tratores para demolir casas de posseiros. A Codeara agiu impiedosamente. Foi quando a Prelazia de São Félix e a prefeitura de Luciara se empenharam na defesa da população de Santa Terezinha, formada de gente pobre, peões e posseiros. A Lei Estadual nº 3.758, de 29 de Junho de 1976, criou o distrito. Em 4 de Março de 1980, pela Lei Estadual nº 4.177, foi criado o município.

História da cidade de Santa Terezinha

O povoamento original teve início em ponto distante cerca de cinco quilômetros do atual sítio urbano de Santa Terezinha, com o nome de Furo de Pedra, devido ao nome do córrego de mesmo nome que servia à região. Devido a problemas de inundações ocorridas no local, a população abandonou Furo de Pedra. O novo local de concentração passou a chamar-se Santa Terezinha, em área pertencente à Cia. de Desenvolvimento do Araguaia- Codeara.

A denominação Santa Terezinha adveio da devoção a esta santa, incentivada pelos padres franceses que atendiam à região.

Santa Terezinha é a padroeira dos missionários.

A Codeara era contrária à vinda de posseiros para sua área, e usou de todos os métodos para evitar a fixação daquele contingente em suas terras. Teria utilizado até mesmo tratores para demolir casas de posseiros.

A Codeara agiu impiedosamente. Foi quando a Prelazia de São Félix e a Prefeitura de Luciara se empenharam na defesa da população de Santa Terezinha, formada de gente pobre, peões e posseiros.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Santa Terezinha, pela lei estadual nº 3758, de 29-06-1976, subordinado ao município de Luciara.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o distrito de Santa Terezinha figura no município de Luciara.

Elevado à categoria de município com a denominação de Santa Terezinha, pela lei estadual nº 4177, de 04-03-1980, desmembrado do município de Luciara. Sede no atual distrito de Santa Terezinha (ex-povoado). Constituído do distrito sede. Instalado em 31-01-1981.

Pela lei estadual nº 4381, de 12-11-1981, é criado o distrito de Via Rica e anexado ao município de Santa Terezinha.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1983, o município é constituído de 2 distritos: Santa Terezinha e Vila Rica.

Pelo decreto lei estadual nº 5001, de 13-05-1986, desmembra do município de Santa Terezinha o distrito de Vila Rica. Elevado à categoria de município.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Terezinha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Terezinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: