Início » Mato Grosso » Salto do Céu


Salto do Céu - Mato Grosso



Salto do Céu faz parte do estado de Mato Grosso.

Encontra-se a uma latitude 15º07′47" sul e a uma longitude 58º07′36" oeste, estando a uma altitude de 300 metros. A população avaliada em 2004 era de 3 387 habitantes. Possui uma área de 1299,57km².

O clima de Salto do Céu é o tropical subúmido, caracterizado por um período chuvoso, entre outubro e março, e um período seco, entre abril e setembro. Durante os meses de abril a setembro, frentes frias e massas de ar polar atlântica trazem o frio, derrubando as temperaturas bruscamente durante o dia, não ultrapassando os 15°C, e durante a madrugada, alcançando 6°C ou menos. Entre os meses de setembro a novembro, a temperatura pode alcançar 40°C, sendo comum dias com máximas de 37°C. A partir de 28 de janeiro de 2008 o INMET instalou uma estação automática no município, sendo a única da Microrregião do Jauru.

História da cidade de As origens do município estão no desdobramento dos assentamentos de colonos da Colônia Rio Branco, a partir de 1960.

Dando prosseguimento à procura de glebas aptas para produção de cereais, João Augusto Capilé Filho, chefe da Comissão de Planejamento da Produção, penetrou em terreno de mata fechada acima do Rio Branco, tendo a impressão que entrava em região virgem, intocada, tal a imponência que apresentava a floresta. Subindo o Rio Branco, Capilé escutou o rumor de um salto. Procurou conhecê-lo e se deparou com uma enorme queda dágua. Impressionado pela altura denominou-o Salto do Céu.

Em homenagem à queda dágua, o lugar de assentamento dos colonos adotou o nome de Salto do Céu.

A chegada de João Carreiro de Sá e de Cipriano Ribeiro Sobrinho assinalou o início da ocupação da terra em Salto do Céu. Os dias de abertura foram todos árduos, pois o trabalho era feito com foice, facão e machado.

O município foi criado em 13 de dezembro de 1979, pela Lei nº 4.152.

Fonte: Enciclopédia Ilustrada de Mato Grosso, Autor: João Carlos vicente Ferreira - Cuiabá: Buriti, 2004. Anuário Estatístico de Mato Grosso 2005, Associação Mato-Grossense dos Municípios-AMM

Autor do Histórico: SEBASTIãO DE ASSUNçãO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Salto do Céu: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Salto do Céu? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: