Início » Mato Grosso » Nova Bandeirantes


Nova Bandeirantes - Mato Grosso



Nova Bandeirantes faz parte do estado de Mato Grosso.

A origem do nome é em virtude do colonizador ser oriundo de Bandeirantes (Paraná).

O passo inicial para a criação do Distrito de Nova Bandeirantes foi dado no dia 13 de maio de 1985, quando a Camara Municipal de Alta Floresta - MT (município mãe), reunida extraordinariamente em Nova Bandeirantes, aprovou o projeto de Lei que deu origem a criação dos Distritos de Nova Bandeirantes e Apiacás, durante a gestão do Prefeito Municipal de Alta Floresta, o Sr. Edson Santos.

História da cidade de Nova Bandeirantes

A colonização de Nova Bandeirantes deu-se a partir da década de oitenta. Ocasião em que foram feitos os primeiros levantamentos topográficos a mando da Colonizadora Bandeirantes, que iniciou a abertura da MT-208, em trecho compreendido entre a localidade de Trivelato e a futura cidade de Nova Bandeirantes.

A Colonizadora Bandeirantes surgiu de uma iniciativa de empresários paranaenses. O dono da companhia, Daniel Meneghel, além de colonizador é diretor da Usina Bandeirantes, na cidade de Bandeirantes, norte do Paraná.

Seguindo a vocação de desbravador de novas fronteiras, Daniel Meneghel implantou e desenvolveu na região o Projeto de Colonização Nova Bandeirantes. Meneghel mandou fazer, às suas expensas, estradas e pontes, além de outras providências necessárias à consolidação do projeto.

A denominação Nova Bandeirantes foi homenagem à cidade de Bandeirantes, especialmente pela origem do fundador do lugar - Daniel Meneghel - que apesar de ser paulista de nascimento, tem suas raízes históricas e familiares fincadas naquela cidade do Paraná. Registra-se o nome de Walter de Oliveira, nascido em Bandeirantes, no Paraná, como um batalhador incansável para o sucesso do empreendimento colonizador ainda em sua fase embrionária, tendo acompanhado, inclusive, ao longo dos tempos o desenrolar dos fatos históricos, que fazem de Nova Bandeirantes um dos municípios em destaque no Estado de Mato Grosso.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Nova Bandeirantes, pela lei estadual nº 4983, de 30-04-1986, subordinado ao município de Alta Floresta.

Em divisão territorial datada de 1988, o distrito de Nova Bandeirantes figura no município de Alta Floresta.

Elevado à categoria de município com denominação de Nova Bandeirantes, pela lei estadual nº 5903, de 20-12-1991, desmembrado do município de Alta Floresta. Sede no atual distrito de Nova Bandeirantes (ex-localidade). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1997, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2009.

Fonte: Confederação Nacional de Municípios

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Bandeirantes: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Bandeirantes? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: