Início » Mato Grosso » Jauru


Jauru - Mato Grosso



Jauru faz parte do estado de Mato Grosso.

O nome Jauru é referência ao rio do mesmo nome que percorre o município no sentido nordeste/sudeste. Em meados da década de 50, famílias vindas dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Paraná começam o cultivo de lavouras. Em 1979, o município é criado oficialmente, pela Lei Estadual nº 4.164, com sua área desmembrada do município de Cáceres, englobando também a área do atual município de Figueirópolis d′Oeste que mais tarde foi emancipada.

Encontra-se a uma latitude 15º20′31" sul e a uma longitude 58º51′59" oeste, estando a uma altitude média de 390 metros. Segundo contagem do IBGE em 2007, a população de Jauru é de 10.774 habitantes. Distante da Capital, Cuiabá, 420km.

História da cidade de O nome Jauru é referência ao Rio Jauru, que banha o território do município e deságua no Rio Paraguai. O Rio Jauru tem seu nome inscrito na história da América, registrando-se em seu leito a presença de expedições castelhanas, no século XVI que o denominavam de Jauru. Também serviu de limite entre os reinos de Portugal e Espanha, assim definido pelo Tratado de Madrid em 1750.

A colonização do território que abriga o município de Jauru começou nos primeiros anos da década de cinquenta. Neste período a Companhia de Terras Sul Brasil adquiriu área de 250 mil hectares, no município de Cáceres, entre os rios Guaporé e Jauru.

Em 1953, Francisco ongelo Montalar e outros membros da família adquiriram terras e instalaram-se na região. Estas terras foram divididas e numerada em quatro glebas de 1 a 4. Uma das partes formou a área urbana de Jauru, que primeiro foi nomeada de Gleba Paulista, posteriormente alterada para Cidade de Deus. Por fim, lhe deram a denominação de Jauru.

Sua População é composta basicamente por mineiros, com uma pequena participação de paulistas, e com base economica voltada para a agropecuária. Possui ainda estabelecimentos de ensino tanto da rede municipal e estadual, sendo 07 da rede municipal e 03 da rede estadual, tendo também extensão da UNEMAT (Universidade de Mato Grosso). Possui também várias usinas hidrelétricas localizadas no seu rio principal, o Rio Jauru.

O município foi criado a 20 de setembro de 1979, pela Lei nº 4.164.

Fonte: Prefeitura Municipal de Jauru

Autor do Histórico: SEBASTIãO DE ASSUNçãO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jauru: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jauru? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: