Início » Minas Gerais » Wenceslau Braz


Wenceslau Braz - Minas Gerais



Wenceslau Braz faz parte do estado de Minas Gerais, na microrregião de Itajubá. Encontra-se a uma latitude 22º32′04" sul e a uma longitude 45º21′46" oeste, estando a uma altitude de 1005 metros. A população avaliada em 2004 era de 2.652 habitantes.

Possui uma área de 102,264km². A densidade demográfica é de 25,93 hab/km².

Seus limites são os municípios de Itajubá ao norte, Delfim Moreira a leste e sudeste, Campos do Jordão (SP) a sudoeste e Piranguçu a oeste.

História da cidade de O Município de Wenceslau Braz tem sua origem praticamente desconhecida. Sabe-se que seu primitivo nome era Bicas do Meio, em razão da existência de três cachoeiras nesta região, sendo uma no lugar denominado Bicas de Cima, Município de Delfim Moreira; outra no lugar denominado Cachoeira dos Negros, no Município de Wenceslau Braz, e a última encontra-se também no Município de Delfim Moreira, chamada Cachoeira do Salto.

Baseados em dados históricos da cidade de São Lourenço, conclui-se que o nome BICAS DO MEIO dado ao povoado que deu origem ao município, foi dado pelo bandeirante português, Lourenço Castanho, que com sua bandeira visitou todos os rios e cachoeiras do Sul de Minas a procura de pedras preciosas.

O Município de Wenceslau Braz, teve seu desenvolvimento iniciado em 1922, com a construção de uma Usina Hidrelétrica. Em setembro de 1922 chegou à região uma comissão para estudar melhor o local de cachoeiras para construir a usina. Depois de visitar várias quedas d′àgua, optaram pela Cachoeira dos Negros pertencente em sociedade aos senhores Joaquim Francisco da Costa, Manoel Rodrigues e a negros descendentes de escravos.

Através de desapropriações feitas pela comissão que pertencia ao Ministério do Exército, iniciou-se a construção da barragem, casa de máquinas, casas para os funcionários, estações transformadoras e tudo mais que fosse necessário para a implantação da Usina.

No dia 08 de dezembro de 1932 foi inaugurada oficialmente a Usina Hidrelétrica de Bicas do Meio sendo o primeiro diretor o Major Sílvio Lisboa da Cunha. Dinâmico e amigo, incentivou obras que levassem ao crescimento da cidade como Posto de Saúde e Escola que mais tarde o colocou como patrono, como homenagem agradecida do povo ao homem que morreu lutando pela usina e sua gente.

No dia 05 de fevereiro de 1941 a Usina recebeu a denominação de REPI - Rede Elétrica Piquete-Itajubá, pois fornecia energia para toda a regfião entre as cidades.

Em 1944, o bairro Bicas do Meio foi elevado a categoria de Distrito de itajubá, com uma população bem expressiva em razão da chegada de muita gente de fora atraídos com o serviço da Usina e com as obras de abertura da Estrada Federal (BR 459) que liga Itajubá à Lorena.

Em 1º de março de 1963 o Município de Bicas do Meio foi oficialmente instalado, sendo seu primeiro prefeito o Intendente Afonso Costa.

Em 09 de setembro de 1964, pela Lei nº 3.187, passou a denominar-se WENCESLAU BRAZ em homenagem ao grande estadista itajubense Wenceslau Braz, ex-presidente da República. A cidade também já teve o apelido de REPI, por causa da Usina. Nome até hoje usado pelos moradores.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Wenceslau Braz

Autor do Histórico: EUGêNIO PACELLI MORAES RENNó

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Wenceslau Braz: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Wenceslau Braz? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: