Início » Minas Gerais » Varginha


Varginha - Minas Gerais



Varginha é uma cidade localizada na região do Sul de Minas.

A cidade de Varginha tornou-se conhecida internacionalmente em 1996 pelo suposto aparecimento de criaturas alienígenas, no episódio que ficou conhecido como o "Incidente de Varginha".

Varginha destaca-se por ser um dos principais centros de comércio e produção de café do Brasil e do mundo, produzindo cafés de excelente qualidade (Café Gourmet), a cidade é um pólo de exportação de café escoando a maior parte da produção do Sul de minas, fazendo o comércio do grão com diversos países.

História da cidade de VARGINHA MINAS GERAIS Monografias - n.° 260 Ano: 1985

NOTAS HISTóRICAS

Os Primitivos habitantes do sul de Minas foram os cataguás, carajás, mandimbóias e outros, ramificados do grupo tupi-guarani. Em virtude de serem encontradas na Fazenda das Posses, urnas funerárias depositadas pelos cataguás, acredita-se que a região tenha sido habitada por esses índios. Os aborígines viviam nas proximidades do morro do Chapéu, a uma altitude de 1.239 metros, utilizando-o como ponto de observação.

Segundo a tradição, Manoel dos Pinheiros foi o primeiro colono a se estabelecer no local. Contudo, documento legal, datado de 1795, declara ter sido Joaquim Vitoriano de Andrade, natural de Campanha da Princesa da Beira (atual Campanha), o primeiro morador.

Por volta de 1785, na estrada que dava acesso à Vila de Campanha da Princesa da Beira, próximo a um rancho de pouso, surgiu uma capelinha construída pelos viajantes. Consta que foi levantada por bandeirantes paulistas em memória a um de seus pioneiros, morto em combate com os índios.

A extração de ouro nos córregos, embora de curta duração, iniciou a economia da região, substituída pela cana-de-açúcar e pelo café, que, a partir de 1885, teve muito boa acolhida. Em 1888, imigrantes toscanos, lombardos e venetos procedentes, em sua maioria, de campos e aldeias, radicaram-se em Varginha, dedicando-se à indústria, ao comércio e à agricultura.

A influência do elemento negro no desenvolvimento econômico de Varginha, hoje importante centro agropecuário e industrial da região sul mineira, foi decisiva, principalmente, pelo comércio e exportação do café para outros países.

Varginha é uma das cidades-pólo da região Sul de Minas, destacando-se por seu parque industrial diversificado, comércio e prestação de serviços variados. é importante polo regional, principalmente nas áreas de educação, saúde, esportes e cultura. Dispõe de um Porto Seco - Estação Aduaneira do Interior que atua na área de comércio exterior. Tornou-se mundialmente conhecida como a "Cidade do ET" depois da suposta aparição de criaturas alienígenas, em 20 de janeiro de 1996, fato que passou a ser chamado de " O Caso Varginha".

Varginha chamou-se, inicialmente, Espírito Santo das Catanduvas, por ser seu solo encoberto por essa vegetação. O topônimo originou-se de Vargem Pequena - pequeno vale formado pelo ribeirão Santana, onde surgiu o Povoado. Com o crescimento, entretanto, a Cidade hoje se ergue sobre colinas.

GENTíLICO: Varginhense

Formação Administrativa O Distrito foi criado em 1.° de junho de 1850, pela Lei Provincial n.° 471 e o Município, em 22 de julho de 1881, pela Lei Provincial n.° 2.785.

Na ocasião, era composto dos distritos de Varginha (Sede), Carmo da Cachoeira e Elói Mendes. Atualmente, é composto apenas do Distrito-Sede, Varginha.

O Termo e a Comarca foram criados em 2 de abril de 1890. Atualmente, é de 3.ª entrância e sua jurisdição abrange também o termo de Carmo da Cachoeira.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Varginha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Varginha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: