Início » Minas Gerais » Turvolândia


Turvolândia - Minas Gerais



Turvolândia faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2010 era de 4.658 habitantes conforme dados do IBGE.

Por volta do ano de 1850 os senhores Manuel Venceslau Pimentel e Capitão Possidônio Gonçalves se assentaram na região junto de suas famílias e escravos. Por iniciativa destes se deu a construção da capela em evocação a Nossa Senhora da Piedade no ano de 1860. Ao redor da igreja foi se formando o distrito do Retiro do Sapucaí, primeiramente subordinado a Pouso Alegre, depois São Gonçalo do Sapucaí até sua emancipação política em 1962.

A economia local é baseada principalmente na agricultura. A cidade abriga a Cooperativa Agrícola Sul de Minas (CASM), também chamada Cotia, que tem sido a principal geradora de empregos. Fundada por imigrantes japoneses a CASM produz frutos como caqui, decopom, atemóia e ameixa. A economia também é movimentada pela presença de micro indústrias do segmento têxtil.

História da cidade de Turvolândia

As origens históricas do município estão relacionadas à doação de terras feita por Manoel Wenceslau e o capitão Possidônio Gonçalves de Carvalho, em 1850, para a construção de uma capela dedicada a Nossa Senhora do Rosário. Em 1860, constrói-se a segunda igreja, dedicada à padroeira local. O povoado se desenvolve e é elevado a freguesia, em 1877.

Um ano após, instituiu-se a paróquia, sendo o primeiro vigário o padre José Maria Guedes. Em 1911, o distrito do Retiro já pertencia ao município de São Gonçalo do Sapucaí. Passa à categoria de município em 1962, quando tem seu nome modificado para Turvolândia.

A origem do topônimo Turvolândia está ligada ao Rio Turvo que atravessa o município

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Retiro, pela lei provincial n°. 2402, de 05-11-1877, e lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pouso Alegre

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Retiro figura no município de São Gonçalo do Sapucaí.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pelo decreto-lei estadual n°. 148, de 17-12-1948, o distrito de Retiro perdeu partes do seu território para o novo distrito de Paiolinho do município de Gimirim.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1950, o distrito de Retiro figura no município de São Gonçalo do Sapucaí.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.

Elevado á categoria de município com a denominação de Turvolândia, pela lei estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de São Gonçalo do Sapucaí. Sede no atual distrito de Turvolândia (ex-Retiro). Constituído o distrito de Sede. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Retiro para Turvolândia, alterado pela lei estadual n°. 2764, de 30-12-1962.

Fonte: Assembléia Legislativa

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Turvolândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Turvolândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: