Início » Minas Gerais » Tocos do Moji


Tocos do Moji - Minas Gerais



Tocos do Moji é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil.

"Moji" é um termo de origem tupi que significa "água de cobra", através da junção dos termos mboîa ("cobra") e ′y ("água").

Tocos se destaca por abrigar, no seu território de 115 quilômetros quadrados, montanhas que chegam a 1 600 metros de altitude, cachoeiras, maciços de pedras imensos e vistas panorâmicas. Integra o Circuito Turístico Serras Verdes do Sul de Minas. Também faz parte do projeto Caminho da Fé, com seu início na cidade de Tambaú, em São Paulo, passando por Casa Branca, Vargem Grande, Águas da Prata, Andradas, Ouro Fino, Inconfidentes, Borda da Mata e Tocos do Moji, Estiva, Consolação, Paraisópolis, São Bento do Sapucaí, Sapucaí-mirim, Santo Antônio do Pinhal, Pindamonhangaba, Roseira e finalizando em Aparecida. O referido projeto tem como objetivo demarcar uma trilha de Tambaú a Aparecida num percurso de 415 quilômetros, com locais de descanso para o peregrino e todas as informações necessárias para que se faça uma caminhada de quinze dias a pé com toda a segurança. O projeto foi inspirado na trilha que existe na Espanha, com quase mil quilômetros de extensão, da França até Santiago de Compostela.

História da cidade de Tocos do Moji

O topônimo Tocos do Moji significa: Tókos (palavra grega que quer dizer nascimento, parto) ou seja, nascimento do Rio Moji.

Os primeiros colonizadores chegaram por volta de 1870 e se instalaram às margens do Rio Moji , sua emancipação veio em 29 de dezembro de 1995. Foi instalado o município em 01 de janeiro de 1997

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Tocos do Mogi, pelo decreto estadual nº 148, de 17-12-1938, subordinado ao município de Borda da Mata.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Tocos do Mogi figura no município de Borda da Mata.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1993.

Elevado à categoria de município com a denominação de Tocos do Moji, pela lei estadual nº 1250, de 29-12-1995, desmembrado de Borda de Mata. Sede no atual distrito de Tocos do Moji (ex- Tocos do Mogi). Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Retificação de grafia

Tocos do Mogi para Tocos do Moji, alterada, pela lei estadual nº 1250, de 29-12-1995.

Fonte: Prefeitura Municipal

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Tocos do Moji: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Tocos do Moji? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: