Início » Minas Gerais » Soledade de Minas


Soledade de Minas - Minas Gerais



Soledade de Minas faz parte do estado de Minas Gerais, possui uma população estimada em 5.700 habitantes. Encontra-se localizada no extremo sul de Minas, na região conhecida por Circuito das Águas.

Garimpeiros em busca de novas lavras fizeram o povoamento da região, em meados do século XVIII. As terras férteis acabaram por favorecer o desenvolvimento da agricultura, base de sustentação do município. 0 relevo é acidentado, com vales de fundo plano nas vertentes do Rio Verde e Ribeirão do Paiol. Pertence à bacia hidrográfica do Rio Grande. Principal elevação é a Serrada Palha. No Sul de Minas, com 206 quilômetros quadrados de área. Durante o século XVIII, garimpos clandestinos, fugindo da tributação da Coroa, instalaram-se nas terras do vale do rio Verde. No local da atual sede do município, em 1850, os irmãos Inácio e Severo Teixeira construíram, em 1850, uma ponte conhecida como "ponte dos Teixeira". Em 1893, o capitão Antônio José de Souza Rodrigues, proprietário da fazenda Soledade, construiu uma capela em torno da qual se forma o povoado de Soledade, anteriormente chamado de Ponte dos Teixeiras. No ano de 1938, desmembra-se de Caxambu e é elevada à categoria de município, tendo sua denominação alterada para Ibatuba, em 1943. Adquire a atual denominação em 1948. Fonte: Secretaria da Cultura em 1 de outubro de 1999.

História da cidade de A Notícia mais remota sobre o povoamento do lugar em que está localizado o município é o que se refere aos Irmaõs Inácio e Severo Teixeira, os quais, já aí residindo em 1850, construíram sobre o Rio Verde uma ponte que ficou conhecida pela denominação de Ponte dos Teixeiras. Outros moradores aí também ja se encontravam na mesma época e se dedicavam à agricultura e à criação de gado, tais como Julião Carlos dos Santos, José Teixeira da Silva, Dâmaso Gabriel de Andrade, José Joaquim de Carvalho e Justo Francisco Maciel. Iniciadas as construções ferroviárias na região sul-mineira, foram inauguradas várias estações em 14 de julho de 1884, sendo uma delas a que deu origem a atual cidade e que recebeu o nome de Soledade, provindo de antiga fazenda aí existente. Essa estação passou a constituir entroncamento de dois ramais que teriam mais tarde grande importância nas comunicações da região, contribuindo dessa forma para o rápido desenvolvimento da população, elevada à categoria de Distrito pela Lei municipal nº 2, de 17 de abril de 1893.

Criado o município de Caxambú, pela Lei estadual nº 319, de 16 de setembro de 1901, foi considerado o Distrito de Soledade como uma das unidades distritais do mesmo componentes.

Pelo Decreto-lei nº 148, de 17 de dezembro de 1938, foi criado o município com o Distrito único de Soledade, que passou à denominação de Ibatuba, pelo Decreto-lei nº 1059, de 31 de dezembro de 1943, substituída, mais tarde, pela de Soledade de Minas, por força de Lei nº 336, de 27 de dezembro de 1948.

O município de Soledade de Minas, está subordinado juridicialmente à Comarca de Carmo de Minas (ex Silvestre Ferraz)

Fonte: ENCICLOPéDIA DOS MUNICíPIOS BRASILEIRO

Autor do Histórico: DEISE MARIA GUERREIRO RIBEIRO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Soledade de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Soledade de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: