Início » Minas Gerais » Senador Firmino


Senador Firmino - Minas Gerais



Senador Firmino faz parte do estado de Minas Gerais.

A cidade originou-se do antigo arraial do Rocha, o qual tornou-se distrito em 1841 com o nome de Conceição do Turvo, pertencente ao município de Ubá, do qual se emancipou em 1938.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata e dista por rodovia 312km da capital Belo Horizonte.

História da cidade de O povoamento da região prendeu-se ao descobrimento das minas do sertão de Guarapiranga, nos primórdios do século XVIII, por Bento Fernandes Furtado, filho do memorável sertanista Salvador Fernandes Furtado de Mendonça. O núcleo primitivo formou-se nas proximidades da Mina do Rocha, e somente teve real desenvolvimento depois da expulsão dos índios, em meados do mesmo século. Daí chamar-se o lugarejo nascente, primitivamente, de Rocha.

Com a edificação da primeira capela, dedicada a Nossa Senhora da Conceição, iniciada em 1753, passou a denominar-se Nossa Senhora da Conceição do Turvo e, com elevação à categoria de distrito, em 19 de dezembro de 1865 pela Lei nº 1 262, teve o seu nome encurtado para Conceição do Turvo. O qualificativo do Turvo ocorre por conta do rio Turvo, que banha grande parte do município, inclusive a sede. A edificação da matiz por um padre suiço, Jacinto Teófilo Trombert, com a prerrogativa da celebração do Jubileu, em 1869, celebrizou a sede municipal.

O distrito foi subordinado, inicialmente, ao de Piranga e, posteriormente a Ubá. Era denominado Conceição do Turvo. A emancipação ocorreu por força do decreto-Lei estadual 148, de 17 de dezembro de 1938, passando a denominá-lo Senador Firmino e fazendo compor o novo município os distritos da sede, de Brás Pires e Dores do Turvo.

Com sua elevação à categoria de cidade, teve a sua denominação alterada para SENADOR FIRMINO. Teria sido uma homenagem ao Senador do Império Firmino Rodrigues da Silva, nascido em Niterói em 20-10-1815 e falecido em Paris em 04-06-1879, onde encontrava-se restabelecendo a sua saúde. Foi ele, antes do cargo de senador, juiz na vizinha comarca de Piranga, tendo ali se casado. Daí a homenagem do Governo de Minas.

Gentílico: Firminense

Localizado na mesorregião da Zona da Mata, na Microrregião geográfica de Ubá, com 166,2 km2, limita-se com os municípios de Brás Pires, Divinésia, Dores do Turvo, Paula Cândido , Presidente Bernardes e Ubá.

Fonte: Informações Básicas(IBGE)

Autor do Histórico: JOSé ANTôNIO FELIPPE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Senador Firmino: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Senador Firmino? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. olá, boa noite a todos. a minha sogra procura o irmão que nasceu nessa cidade em 21/06/1948, chamado José. Ela cita outras pessoas: Jacinta Martires e Margarida martires. Os avós de ara. Jacinta chamam-se Joaquim e MARIA olá, boa noite a todos. a minha sogra procura o irmão que nasceu nessa cidade em 21/06/1948, chamado José. Ela cita outras pessoas: Jacinta Martires e Margarida martires. Os avós de ara. Jacinta chamam-se Joaquim e MARIA "Valheiros. se alguém tiver alguma

    O sonho da sra. Higina maria é reencontrar a família, principalmente o irmão. Fiquem com Deus !

    #2 – 07/01/2017 - 02:25

  2. jose tarcisio cabral's avatarjose tarcisio cabral

    Nasci em Senador Firmino no ano de 1950 na localidade do Godois, fazenda Guaxupé. Aos 12 anos ingressei-me no seminário na cidade de Eugenópolis,mg.No ano de 1970 fiz um concurso para a Minascaixa e passeiem primeiro lugar, tomando posse em 08/2/1971. Em 1973 fui para Belo Horizonte e em 1977 fui promovido a gerente da Minascaixa para a cidade de Desterro de Entre Rios,mg e no ano de 1979 fui transderido para Campodo Meio, sul de minas e de lá fui para a cidade de Palma, zona da mata. Em março de 1991 Minascaixa foi liquidada pelo Banco Central: passei para o estado de minas na secretaria da saúde e me transferí p/ C. Lafaiete e me aposentei em 2009. Sempre vou à festa do jubileu.

    #1 – 28/05/2016 - 00:32

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: