Início » Minas Gerais » São Gonçalo do Rio Abaixo


São Gonçalo do Rio Abaixo - Minas Gerais



São Gonçalo do Rio Abaixo é um município do estado de Minas Gerais.

O município de São Gonçalo do Rio Abaixo foi criado em 30 de novembro de 1962 pela Lei Estadual nº 2764.

Uma das atrações turísticas e de desenvolvimento industrial da cidade é a Usina Hidrelétrica e estação Ambiental de Peti, pertencente à CEMIG. Teve o início de sua construção em 1942 e inauguração em maio de 1946, possui uma geração de 9,4 MW e atende diretamente as cidades de São Gonçalo do Rio Abaixo, Santa Bárbara, Catas Altas e Barão de Cocais.

História da cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo

As primeiras famílias vieram de diversas localidades como: Rio de Janeiro, Salvador, Guaratinguetá, São Paulo, Ouro Preto, Mariana e um grande número de portugueses, vindos principalmente de Braga. Estes portugueses deram origem as tradicionais famílias do povoado e deixaram como prova de sua influência a escolha do Padroeiro do arraial do Rio Abaixo, São Gonçalo do Amarante, Santo de origem portuguesa. Dentre os primeiros habitantes podemos destacar nomes como: José de Olanda Braga que doou as terras para construção da Matriz, Capitão Manoel Teixeira Borges Aranda, proprietário de fazenfa no séc. XVIII; Alferes Francisco Faria Brito estando ligados ao povoamento do arraial do Rio Abaixo.

A ocupação e desbravamento do território se deu em grande parte pela afoita procura de terras férteis para a prática da agricultura às margens do Rio Una, em decorrência da grande carestia na região das minas e a procura de ouro no Rio Santa Bárbara. Apesar de São Gonçalo do Rio Abaixo não ter prosperado como os demais da região aurífera, pode-se comprovar em todo o seu território obras feitas por braços escravos.

Rio Abaixo é um povoado que surgiu na década de 1720, às margens do Rio Santa Bárbara, ao pé da Serra do Catunguí. Dá-se como origem do topônimo, homenagem ao padroeiro São Gonçalo do amarante e por existir no município de Santa Bárbara de onde se desmembrou, um povoado com o nome de São Gonçalo do Rio acima, daí, para se destacar, optou-se por São Gonçalo do Rio Abaixo.

O gentílico dos nascidos neste município é Sangonçalense.

Formação administrativa

O Distrito de São Gonçalo do Rio Abaixo foi criado em 1.880 pela Lei Estadual n°. 471 e o Município em 30 de novembro de 1.962 pela Lei Estadual n°. 2764.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARCELO GOMES MARTINS

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Gonçalo do Rio Abaixo: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Gonçalo do Rio Abaixo? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: