Início » Minas Gerais » São Bento Abade


São Bento Abade - Minas Gerais



São Bento Abade faz parte do estado de Minas Gerais.

Padre Jose Bento Ferreira de Toledo teria sido o primeiro homem civilizado a habitar nestas paragens, em 1752. Foi ele o primeiro povoador e iniciador do povoado. Em 1794, dez anos após a morte de Padre Bento, foi construída a primeira casa do futuro povoado pelo Sr. Manoel Francisco Ferreira. Em seguida se instala neste lugar o Capitão Manoel Joaquim Alvarez.

Acredita-se que a origem toponimica se deve à devoção de seu povoador ao eremita "São Bento", chegando a construir na sua Fazenda Campo Belo uma ermida dedicada ao santo. Mais tarde aquele lugar seria conhecido como Povoado de São Bento, conservando este nome até quando passou a distrito. Foi emancipado com a denominação de "SÃO BENTO ABADE" a fim de distingui-lo daqueles municípios cujos nomes lhes eram semelhantes

História da cidade de PRIMEIROS HABITANTES

Padre Jose Bento Ferreira de Toledo teria sido o primeiro homem civilizado a habitar nestas paragens, em 1752. Foi ele o primeiro povoador e iniciador do povoado. Em 1794, dez anos apos a morte de Padre Bento, foi construida a primeira casa no futuro povoado pelo Sr. Manoel Francisco Ferreira. Em seguida se instala neste lugar o Capitão Manoel Joaquim Alvarez.

ORIGEM DO TOPONIMO

Acredita-se que a origem toponimica se deve à devoção de seu povoador ao eremita "São Bento", chegandoi a construir na sua Fazenda Campo Belo uma ermida dedicada ao santo. Mais tarde aquele lugar era conhecido como Povoado de São Bento, conservando este nome quando passou a distrito; entretanto, foi emancipado com a denominação de "SÁO BENTO ABADE" afim de distingui-lo daqueles municipios cujos nomes eram semelhantes

EMANCIPAÁÁO

A Historia de São Bento Abade se inicia com a sesmaria de Padre Jose Bento Ferreira de toledo, no "Deserto Dourado", em 1752m instalando a sede da Fazenda São Bento doCampo belo, onde hoje. encontra-se a Cidade. Em 17 de dezembro de 1938, com o Decreto Lei n°. 148, foi elevado a "distrito", com a denominação de "São bento", pertencente a Carmo da Cachoeira. Em 31 de dezembro de 1945 teve seu nome mudade para "Eremita". A Lei n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1962, criou o Municipio com a nova denominação de "SÁO BENTO ABADE", e seu territorio desmembrado de Carmo da Cachoeira.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: MARIA GORETH PERPÁTUO ALVES

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


São Bento Abade: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de São Bento Abade? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: