Início » Minas Gerais » Santo Antônio do Aventureiro


Santo Antônio do Aventureiro - Minas Gerais



Santo Antônio do Aventureiro faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3.526 habitantes.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira, estando a sede distante 286km por rodovia da capital Belo Horizonte.

A altitude da sede é de 630 m, possuindo como ponto culminante o Pico dos Cocais (1063 m). O clima é do tipo Tropical de altitude com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 19,3°C, com variações entre 15°C (média das mínimas) e 23°C (média das máximas). (ALMG)

História da cidade de As primeiras citaçãoes à respeito da existência de Santo Antônio do Aventureiro são da Diligência de São Martinho 1784, e narram a existência do córrego do Aventureiro. Segundo lendas, foi na margem desse córrego que José Xavier de Barros, fundou uma povoação no dia de Santo Antônio.

A origem do nome é uma referência às dificuldades de transposição das "Áreas Proibidas" - no século XVIII, no intuito de controlar o tráfico de ouro das Minas Gerais, a coroa portuguesa transformou as terras da região do Leste da Zona da Mata, em "Áreas Proibidas" onde era proibido fixar-se moradia, destruir as matas e matar os animais. Assim a região ficou conhecida como "covil de onças", uma região muito perigosa que atraia somente aventureiros.

O povoado de Santo Antônio do Aventureiro, que deu origem à atual cidade, foi elevado a distrito em 04 de maio de 1852, pela Lei n°. 575, integrando o Município de Mar de Espanha. Em 7 de setembro de 1923 pela Lei 843, teve seu nome mudado para Aventureiro (do rio do mesmo nome), mas voltou ao nome primitivo em 1962. Em 17 de dezembro de 1938, por força do Decreto-Lei n°. 148, é incorporado ao município de Além Paraíba . Pela Lei n°. 2764, de 30 de dezembro de 1962, Aventureiro adquiriu autonomia municipal, que também concedeu à vila foros de cidade, restabelecendo seu nome inicial.

Fonte: Secretaria de Cultura (1999) e Mapa Municipal (IGA 1981)

Autor do Histórico: SEBASTIÁO CÁSAR ALMEIDA MACHADO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santo Antônio do Aventureiro: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santo Antônio do Aventureiro? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: