Início » Minas Gerais » Santana do Jacaré


Santana do Jacaré - Minas Gerais



Santana do Jacaré faz parte do estado de Minas Gerais.

Santana do Jacaré, antigo povoado do Mato do Jacaré do Tamanduá, foi formado entre 1750 e 1789. Consta no livro de "Tombos da Paróquia" que, em 1787, o capitão Manoel Ferreira de Almeida e sua esposa, moradores da fazenda da Barra do Amparo do Jacaré, doaram um terreno para a formação do patrimônio da capela e instalação do arraial. Obs: Conhecido também como Onça(apenas na região)

Conta-se também que Manoel Ferreira Carneiro, o Jangada, e quem teria sido, de fato, o fundador do arraial. O arraial se iniciou, provavelmente, como um pequeno pouso as margens do rio Jacaré. Em 1923, como distrito de Campo Belo, teve sua denominação mudada para Corredeira. No ano seguinte, a lei nº 860 devolveu-lhe a denominação de Santana do Jacaré. Em 1953, o município é criado.

História da cidade de Dos primitivos habitantes desta localidade a história não guardou os nomes. Porém, veio oralmente propalado, que o fundador do Arraial foi o lusitano Manoel Ferreira Carneiro, vulgo "Jangada", que também é tido como fundador do vizinho município de Santo Antônio do Amparo.

O terreno para a formação do patrimônio do Arraial foi doado à Capela, em 1787, pelo filho de "Jangada", Capitão Manoel Ferreira de Almeida e sua mulher, Dona Feliciana Cardoso de Andrade, proprietários da fazenda "Barra do Amparo do Jacaré".

A cidade, localizada à margem esquerda do Rio Jacaré, tem Sant′Ana como sua padroeira, vindo daí a origem do atual topônimo: SANTANA DO JACARÁ.

O primitivo nome do Arraial era "Mato do Jacaré de Tamanduá", por estar localizado no território do município de São Bento dao Tamanduá, hoje Itapecerica.

A ocupação do território deste município teve sua origem nas atividades agrícolas e pecuárias.

Originário de um pequeno pouso, às margens do Rio Jacaré, nas estrada que partindo de Oliveira, ia para o Sertão lentamente cresceu o povoado do "Mato do Jacaré de Tamanduá". núcleo da atual cidade de Santana do Jacaré.

Fundado, possivelmente nas primeiras décadas do século 18, já aos 08 de agosto de 1781, a Cúria Diocesana de Mariana concedia "Provisão de Capela aos moradores do Mato do Jacaré de Tamanduá".

O distrito de Santana do Jacaré foi criado em 28 de setembro de 1887 e passou a pertencer ao município de Oliveira.

Em 1923 foi o distrito desmembrado do município de Oliveira e anexado ao de Campo Belo ao qual pertenceu até a criação do município de Santana do Jacaré, o que ocorreu a 12 de dezembro de 1953.

O Município foi instalado em 1oº de janeiro de 1954.

Dia 11 de outubro é comemorado o dia da cidade e dia 12 de outubro, homenagem a Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, quando a cidade recebe romarias vindas de várias cidades vizinhas.

Formação Administrativa:

O distrito foi criado em 28-09-1887 pela Lei n°. 3.442 e o Município em 12 de dezembro de 1953, pela Lei n°. 1.039.

Formação Judiciária:

O município está subordinado a comarca de Campo Belo.

Fonte: IBGE.

Autor do Histórico: MAURÁLIO JOSÁ DE ALVARENGA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santana do Jacaré: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santana do Jacaré? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: