Início » Minas Gerais » Santana do Deserto


Santana do Deserto - Minas Gerais



Santana do Deserto faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3.957 habitantes.

Santana do Deserto, após ter vivido um período áureo durante o século XIX com a cultura do café, razão das inúmeras e belíssimas sedes de fazendas encontradas no município, atravessou um período de ostracismo econômico. O fim do ciclo do café, em decorrência do desaparecimento da mão de obra escrava e do desgaste do solo, acarretou o abandono das grandes fazendas do Vale do Paraíba. A partir do final da década de 80, com a abertura da rodovia BR-040, e a facilidade de acesso a partir de centros urbanos importantes como o Rio de Janeiro e Juiz de Fora, o município volta a ser centro de interesse para o desenvolvimento do turismo rural, local de veraneio e o desenvolvimento de atividade pecuária de elite, notadamente gado Brahman.

Santana do Deserto reúne hoje a maior concentração de criadores de gado Brahman na zona de influência do Estado do Rio de Janeiro.

História da cidade de Por volta da metade do século passado, já as terras que hoje constituem o Município de Santana do Deserto, eram ocupadas por Fazendeiros, que , oriundos de terras vizinhas, dedicavam a cultura de café e a crição de gado bovino. Quando em 1853, era erguida a capela que tinha por protetora a Santa que deu o nome ao então "Distrito de Paz de Santana do Deserto", ao lado do seu fundador, o capitão Cândido Ferreira da Fonseca, já outros fazendeiros e agricultores ocupavam a região. Duas importantes Fazendas situavam na região: A Fazenda de Santana e a Fazenda do Deserto. Formado o Distrito, a princípio, com terras das duas Fazendas, dando origem ao topônimo de Santana do Deserto.

A ocupação do território, hoje compreendido nos limites do Município, tem seus fatores determinantes intimamente ligado à história dos Municípios vizinhos, pois destes saíram os primeiros ocupantes e moradores da região. A necessidade de novas terras para o cultivo de café e para o pastoreio do gado, levaram para a região muitos agricultores e criadores, que antes de meros aventureiros, eram prósperos ruralistas de outras terras. Entre outros, destacam-se o Barão de Juiz de Fora , José Machado da Costa e Leandro José Fraga.

FORMAçãO ADMINSTRATIVA:

O Distrito de Paz de Santana do Deserto foi criado pela Lei provincial nº 876 de 04/06/1858, originado da Capela do mesmo nome, pertencente à freguesia de Simão Pereira, comarca de Barbacena. Mais tarde, em 13/08/1889, criou-se pela Lei nº 3.720, a freguesia e Distrito de Santana do Deserto; pela Lei nº 2 de 14/09/1891, confirmou-se a criação do Distrito. Em 13/08/1889, foi a Distrito elevado à Paróquia, pertencente a Juiz de Fora. A Paróquia instituida canonicamente em 24/04/1890, teve como primeiro vigário o padre Marcelino José Ferreira. A Lei Estadual nº 843 de 07/09/1923 desmenbrou o distrito do Município de Juiz de Fora, integrando-o na formação do novo Município de Matias Barbosa. Pela Lei Estadual nº 1039 de 12/12/1953, foi criado o Município de Santana do Deserto, instalado em 01/01/1954, constituido por um único Distrito, ficando, embora desmembrado do Município de Matias Barbosa, subordinado aquela comarca no que se refere ao Judiciário.

Fonte: Arquivos da Agência de Bicas

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santana do Deserto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santana do Deserto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: