Início » Minas Gerais » Santa Juliana


Santa Juliana - Minas Gerais



Santa Juliana faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 8.210 habitantes. Em abril de 2007 ja era de 10.582 habitantes, segundo o IBGE.

O documento que primeiro cita a região é uma carta Sesmaria, datada de 18 de novembro de 1795. Ela manifestava o pedido de um colonizador português, requerendo a posse das terras à coroa portuguesa e fazendo uma citação da localização da mesma, nas paragens do Ribeirão Santa Juliana (Fundação Cultural Calmon Barreto, Araxá-MG).

Em meio a relatos lacunosos, o povoado surgiu com a passagem dos bandeirantes pela localidade, onde encontraram o Ribeirão e em suas proximidades um casebre de família humilde, cuja mulher tinha o nome de Juliana e o apelido de Santa. Assim, os bandeirantes deram esse nome ao ribeirão. Devido à padroeira, Nossa Senhora das Dores e ao Ribeirão, o povoado nascente recebeu o nome de Dores de Santa Juliana. Por volta de 1842 se deu a construção da Capela de Nossa Senhora das Dores, e devido a excelência das terras, que se prestam admiravelmente à agricultura, a localidade foi se desenvolvendo rapidamente.

Fazendeiros vindos de Uberaba e Araxá adquiriram suas propriedades rurais e transferiram suas residências para terras próximas ao Rio Araguari.

O início do povoado se deu com a construção de uma modesta capela, sob a invocação de Nossa Senhora das Dores, em meados de 1842. A primeira imagem da santa foi doada e trazida de Baependi/ MG, pelo fazendeiro Sr. José Ferreira Chaves.

Conta-se também que os bandeirantes, em suas passagens, encontraram um ribeirão e em sua proximidade havia um casebre de família humilde, cuja mulher tinha o nome de Juliana e o apelido de Santa. Assim, os bandeirantes deram esse nome ao ribeirão.

A padroeira e o ribeirão de Santa Juliana batizaram o povoado com o nome de "Dores de Santa Juliana". Pela excelência das terras, que se prestam a agricultura, o lugar se desenvolveu rapidamente.

O distrito de Dores de Santa Juliana, pertencente ao município de Araxá, foi criado pela Lei provincial nº2153 de 15/11/1875 e mantido pela Lei estadual nº 2 de 14/09/1891. Nota-se que no quadro da "Divisão Administrativa de 1936" o distrito figura sob a denominação de Santa Juliana.

Em 17/12/1938, pelo Decreto-lei estadual nº 148 o distrito foi elevado à categoria de cidade, com a criação do município de Santa Juliana, constituído de um único distrito, o da sede.

Na divisão territorial do Estado, decretado pela Lei nº 336 de 27/12/1948, foram criados os distritos de Pedrinópolis e Zelândia, até então, não tendo sido instalados, por motivo de divisão. Posteriormente, Santa Juliana perde território com a emancipação de Pedrinópolis, em 1962.

Fonte: Ferreira, J.P., 1959, Enciclopedia dos Municipios Brasileiros; Arquivo da Agência e Prefeitura Municipal

Autor do Histórico: ANTôNIO SéRGIO DE MELO QUEIROZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Juliana: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Juliana? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: