Início » Minas Gerais » Santa Cruz do Escalvado


Santa Cruz do Escalvado - Minas Gerais



Santa Cruz do Escalvado faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população recenseada em 2010 era de 4.996 habitantes.

História da cidade de O topônimo Santa Cruz do Escalvado, segundo se supõe, deve sua origem ao acidente geográfico denominado Pedra do Escalvado, localizado a quatro quilômetros da sede municipal.

A capela primitiva foi erigida pelo Padre Bernardino |José da Silva, conforme provisão de 1823. Passou a ser capela curada em 1833. Chamava-se a principio , Santa Cruz do Charnecão, adquirindo, depois, a denominação atual. O distrito foi criado pela lei nº 312, de 1846. E a freguesia, com a denominação de Santa Cruz foi criada pela lei nº 768, de 2 de Maio de 1856. O primeiro vigário foi padre Joaquim Pires de Abreu. O município, desmembrado do de Ponte Nova, foi criado pela lei nº 336, de 27de Dezembro de 1948. é constituído de três distritos : Santa Cruz do Escalvado, São Sebastião do Soberbo e Zito Soares. O município fica localizado na Zona da Mata no Estado de Minas Gerais, ocupa uma área de 258,34 Km (IGA 1996). A sede municipal , situada a 351 metros de alatitude, tem como coordenadas geográficas 20°13`36`` de latitude Sul e 42° 49`24`` de longitude W. Gr.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: GUTEMBERG JOSé DE FREITAS FILHO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Santa Cruz do Escalvado: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Santa Cruz do Escalvado? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: