Início » Minas Gerais » Sabinópolis


Sabinópolis - Minas Gerais



Sabinópolis faz parte do estado de Minas Gerais.

Criado em 1923, a partir do município do Serro, Sabinópolis está localizado numa vargem de clima ameno, na zona do Vale do Rio Doce. Tem como vizinhos os municípios de São João Evangelista, Paulistas, Guanhães, Serro, Materlândia, Dom Joaquim e Senhora do Porto.

O nome do município é uma homenagem ao político Sabino Barroso (deputado, senador e ministro).

História da cidade de Em 1805, Joaquim José de Gouveia e sua mulher, Francisca Vitória de Almeida e Castro, doaram um terreno para quem quisesse construir sua casa, em pitoresco recanto localizado num vale. Aí surgiu o arraial de São Sebastião das Correntes, hoje cidade de Sabinópolis. Na área doada, foi construída, em 1808, a igreja de São Sebastião, padroeira da localidade.

Em volta do templo foram surgindo as casas dos primeiros moradores: Joaquim Barroso Alves, Urbano Taveira de Queiroz, Joaquim da Silva Campos, Antônio Monteiro Júnior, Francisca Vitória, Joaquim Miguelino, Francisco Borges Monteiro e outros.

Em 1822, era investido nas funçãoes de primeiro Capelão o Padre Bento de Araújo Abreu, irmão de Visconde de Itajubá que foi casado com a Princesa Walmira, sobrinha de Guilherme I, Imperador da Alemanha.

Progredindo o lugar, recebeu, em 1840, foros de distrito, emancipando-se em 1923, com a criação do Município de Sabinópolis. Recebeu esse nome em homenagem ao Douto Sabino Barroso, ilustre filho do lugar, que foi constituinte de 1891 e Presidente da Câmara dos Deputados.

O gentílico é Sabinopolitano.

Formação Administrativa

A criação dos distritos, com o nome de Sabinópolis das Correntes, foi levada a efeito pela Lei provincial no° 184, de 3 de abril de 1840 e confirmada pela Lei estadual no° 2, de 14 de setembro de 1891. Na divisão administrativa de 1911, o distrito denominado Águas Correntes figura no município de Serro, e nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1920, ele aparece no mesmo município, porém com o primitivo nome de São Sebastião das Correntes.

Por força da Lei Estadual no° 843 de 7 de setembro de 1923 foi criado o município de Sabinópolis, composto dos seguintes distritos: Sabinópolis, São José dos Paulistas, Quilombo e Euxenita. A instalação do município ocorreu no dia 24 de janeiro de 1924, cuja sede recebeu foros de cidade, de acordo com a Lei Estadual no° 893 de 10 de setembro de 1925.

Por ocasião da divisão judiciário-administrativa, de 1953, Sabinópolis perdeu o distrito de São José dos Paulistas (já com o nome apenas de Paulistas) que se emancipou para a formação de um novo município.

Fonte: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, volume XXVII, p. 102.

Autor do Histórico: MAURÁCIO DE MIRANDA CLEMENTINO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Sabinópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Sabinópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: