Início » Minas Gerais » Porto Firme


Porto Firme - Minas Gerais



Porto Firme faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 é de 12.561 habitantes. O município se destaca pela sua produção de milho, tendo em uma de suas fazendas a maior produtividade da zona da mata, e também por sua produção de cachaça.

Teve origem no primitivo povoado de Tapera, fundado pelo desbravador paulista João Siqueira Afonso, no final do século XVII. O aventureiro buscava ouro, quando se estabeleceu na região banhada pelo rio Guarapiranga. A notícia da descoberta do metal atraiu outros homens, que construiram suas casas no local.

Passada a febre do ouro, os moradores passaram a dedicar-se a agricultura e a pecuária. O povoado que ali cresceu foi elevado a paróquia em 1877, com o nome de Nossa Senhora do Porto Seguro. Em 1943, a denominação foi mudada para Porto Firme e, segundo alguns habitantes da cidade, a mudança de nome ocorreu devido a problemas postais, visto que apesar de se chamar Nossa Senhora do Porto Seguro, muitas correspondências eram extraviadas para a cidade baiana de Porto Seguro, o que motivou então a essa mudança. Dez anos mais tarde, a localidade foi emancipada.

História da cidade de OS PRIMEIROS HABITANTES FORAM EXPLORADORES QUE SE ESTABELECERAM NA REGIãO, COMANDADOS PELO PAULISTA JOãO DE SIQUEIRA AFONSO, COM A FINALIDADE INICIAL DA EXPLORAçãO DO OURO, NOS FINS DO SéCULO XVII; APóS A CATA DAQUELE METAL, QUE FOI SE TORNANDO CADA VEZ MAIS RARO, OS MORADORES INTENSIFICARAM A PRáTICA DA AGRICULTURA, E COM ELA A CONSOLIDAçãO DO POVOADO.

ORIGINALMENTE O POVOADO SE CHAMOU TAPERA, ACREDITANDO-SE QUE ESTA DENOMINAçãO TENHA SE ORIGINADO DAS CONSTRUçõES RúSTICAS QUE ABRIGOU OS PRIMEIROS MORADORES; POSTERIORMENTE PASSOU A CHAMAR-SE PORTO SEGURO, E, FINALMENTE PORTO FIRME.

ACREDITA-SE QUE O RIO PIRANGA, AFLUENTE DO RIO DOCE, TENHA DESEMPENHADO IMPORTANTE PAPEL COMO VIA DE ACESSO à REGIãO, TENDO SIDO PORTANTO O POVOADO TAPERA, UM PORTO FLUVIAL, OCASIONANDO DAí AS FUTURAS DENOMINAçõES QUE RECEBERIA O POVOADO E DEPOIS A CIDADE.

O POVOADO DESENVOLVEU-SE DESDE O FINAL DO SéCULO XVII, PERTENCENDO INICIALMENTE AO MUNICíPIO DE PIRANGA. A LEI nº 843 DE 1923 CRIOU O DISTRITO DE PORTO SEGURO, AINDA PERTENCENTE AO MUNICíPIO DE PIRANGA. O DECRETO LEI nº 1039 DE 12 DE DEZEMBRO DE 1953, ELEVOU O DISTRITO COM O NOME DE PORTO FIRME, SENDO PORTANTO ESTE ANO, O DA EMANCIPAçãO POLíTICO ADMINISTRATIVA DO MUNICíPIO.

JUDICIARIAMENTE O MUNICIPIO DE PORTO FIRME CONTINUA SUBORDINADO à COMARCA DE PIRANGA.

Fonte: INFORMAçõES BáSICAS MUNICIPAIS.

Autor do Histórico: HELIANA MARIA RIBEIRO DA SILVA ARAúJO

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Porto Firme: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Porto Firme? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: