Início » Minas Gerais » Piranguinho


Piranguinho - Minas Gerais



Piranguinho é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2011 é de 8 063 habitantes. É considerada a capital nacional do Pé-de-moleque. Cidade rica em recursos naturais, produtos agrícolas e atrações festivas como rodeio, festa do pé-de-moleque e o carnaval.

"Piranguinho" é um termo formado pela junção de um termo tupi, pyrang ("vermelho") com o sufixo diminutivo da língua portuguesa, "inho".

Situada em posição privilegiada, no entroncamento da BR-459 com com a MG-173, a cidade é também beneficiada pela proximidade com Itajubá, tendo recebido nos últimos anos muitos moradores desta cidade vizinha, que buscam preços mais baixos de imóveis e tambem melhor qualidade de vida. A vinda de duas unidades da Siemens para Itajubá, bem como a duplicação da Helibras e a expansão da Unifei já começam a trazer reflexos para a economia piranguinhense, como a construção de novos loteamentos e também o fortalecimento do comércio.

História da cidade de Piranguinho iniciou sua história no final do século XIX, quando o Brasil ainda era um Império governado por D. Pedro II. Nesta época, o país vivenciava a hegemonia da produção cafeeira que deslocava para a região sudeste os investimentos na modernização econômica. Ainda que muitos estudiosos focalizem o papel do café como único responsável pelo surto desenvolvimentista, sabe-se atualmente que a economia brasileira mostrava uma significativa diversificação.

Apesar de estarem voltados para o suprimento do mercado interno, esses outros produtos também foram responsáveis pelo desenvolvimento desse processo de modernização do Brasil. No intuito de facilitar o escoamento de produtos (principalmente agrícolas), estradas de ferro foram instaladas em diversas regiões do país, melhorando, inclusive, o sistema de comunicações e transportes. é, nesta conjuntura, diversas regiões de Minas Gerais assumiram novos contornos políticos, sociais e econômicos.

A região onde atualmente se localiza o município de Piranguinho, até meados do século XIX, era propriedade da Baronesa Leocádia de Lourenço e estava subordinada a São Caetano da Vargem Grande - atual Brazópolis. Com os anos, a localidade acabou se tornando alvo de interesse por parte das autoridades responsáveis em desenvolver o projeto "Rede Mineira de Viação". Tal empreendimento visava à construção de uma estrada de ferro que ligasse Itajubá à Santa Rita do Sapucaí, estendendo a malha ferroviária a outras regiões do Estado.

Na referida época, a região era provida de ricas matas que continham madeiras de lei - tais como jacarandá, jequitibá, taiúva, pereira e outras - que poderiam ser úteis como dormentes na construção da ferrovia. Dessa forma, uma comissão constituída por encarregados - chefes do projeto - dirigiu-se à Baronesa no intuito de estabelecer uma espécie de parceria: Leocádia ofereceria a madeira necessária às obras, bem como sua retirada, seu preparo e a mão-de-obra necessária; por fim, a proprietária construiria um engenho de serra movido à água para beneficiamento da madeira; a comissão construtora, por sua vez, se comprometeria a fornecer o projeto das instalações, a gerir a construção do engenho, retificar o curso do Ribeirão dos Porcos e represar suas águas permitindo o funcionamento do projeto. Foi dessa forma que a região acabou se tornando conhecida como "Engenho de Serra".

Apesar das divergências documentais a respeito da data em que são iniciadas as obras, sabe-se que a ferrovia começou a ser construída nos primeiros anos da década de 1880. A necessidade de trabalhadores para a empreitada naturalmente atraiu um número significativo de pessoas. Dessa forma, inúmeros barracos de madeira e casas de pau-a-pique foram surgindo em torno do engenho para abrigar os trabalhadores do "Engenho de Serra" e também os da estrada-de-ferro, dando origem, assim, a uma pequena povoação.

Fonte: Prefeitura Municipal de Piranguinho

Autor do Histórico: EUGêNIO PACELLI MORAES RENNó

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Piranguinho: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Piranguinho? Então deixe seu comentário!


Comentários (2)

  1. Eduardo's avatarEduardo

    que biscoito

    #2 – 31/08/2016 - 17:49

  2. Eduardo's avatarEduardo

    mo legal hein fera

    #1 – 31/08/2016 - 17:48

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: