Início » Minas Gerais » Pedrinópolis


Pedrinópolis - Minas Gerais



Pedrinópolis faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 2.833 habitantes.

Por volta dos século XV ao século XVII, viveram índios com avançados conhecimentos em cerâmica. Por volta de 1880, se deu o surgimento da Varzea dos Creolos, formada principalmente por escravos fugidos das fazendas da região. O local era ponto de passagem para garimpeiros, nobres como Dona Beija e romeiros. No início do século XX a várzea se tornou um povoado, pertencendo ao Distrito de Santa Juliana que fazia parte do município de Araxá. Em 1948 se tornou Distrito de Santa Juliana, passando a se chamar Pedrinópolis por homenagem ao Coronel Pedro Rodrigues, popularmente chamado de Pedrinho. Essa homenagem deveu-se ao fato de que sua família e ele era popular na região e que tinha bons tratos com os escravos. Nesse mesmo dia Santa Juliana se tornara município. Em 1963 Pedrinópolis é elevado à categoria de município. No início dos anos 80, uma leva de imigrantes do sul do Brasil vieram a povoar a região. Com novos conhecimentos em agricultura de cereais (soja e milho), impulsionaram o desenvolvimento agrário na região, que até então se baseava somente na cultura do café, arroz e bovinos. No final dos anos 90, com o aperfeiçoamento tecnológico e devido sua privilegiada localização, outra diversificação foi acrescentada, os hortifrutos irrigados. Atualmente têm-se começado introduzir na região o cultivo de cana-de-açúcar para produção industrial de álcool e açúcar. Esses últimos pontos foram marcantes para embasar a economia do município ao agronegócio.

O agronegócio é a principal atividade econômica do município. São produzidos cereais como soja, milho e feijão, hortifrutos como batata, cenoura e uva de mesa. O café e a cana-de-açúcar também tem grande contribuição para a economia do município. No município também encontramos empresas beneficiadoras de hortifrutos e cereais. Dentre os itens pecuários podemos destacar a bovinocultura de corte e de leite, suinocultura e avicultura.

Relatos contam que, por volta de 1900, havia uma venda de secos e molhados onde os empregados do fazendeiro Pedro Rodrigues da Costa, depois da jornada de trabalho, iam se reunir para beber, conversar e fazer suas compras.

Com a prosperidade da venda e melhoria do estoque, facilitando o abastecimento, construiu-se nas imediaçãoes outras casas de moradia dos empregados, formando-se assim um aglomerado urbano sob denominação de "Várzea dos Creolos", pois quase todos moradores eram da raça negra.

O topônimo Pedrinópolis foi homenagem a este fazendeiro, popularmente conhecido como Pedrinho. Essa homenagem deu-se ao fato de que ele e sua família serem populares na região e terem bons tratos com os escravos.

Com o crescimento da população infantil em 1920, a Prefeitura de Araxá, a qual pertencia, construiu uma Casa de Escola Rural. Em 1932 foi construída a atual igreja, em homenagem ao Santo Padroeiro, São Sebastião, e também o cemitério municipal.

Na divisão territorial do Estado, decretada pela Lei n°. 336 de 27/12/1948 foi criado o distrito de Pedrinópolis, pertencente ao Município de Santa Juliana.

No dia 01/01/1949 foi instalado o Cartório de Paz e Notas. O município foi criado pela Lei n°. 2764 de 30/12/1962, constituído de um só distrito, o distrito da sede.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ANTÁNIO SÁRGIO DE MELO QUEIROZ

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pedrinópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pedrinópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: