Início » Minas Gerais » Pedra Dourada


Pedra Dourada - Minas Gerais



Pedra Dourada faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população estimada é de 2.100 habitantes. Pedra Dourada dista 30km do município de Carangola.

Pedra Durada está a 30km de Carangola, pela rodovia MG 111. CEP Geral é 36847-000. Pedra Dourada está cerca de 4 horas e meia, de carro, de São José do Vale do Rio Preto-RJ

O nome do município originou-se do reflexo do sol que incide sobre uma enorme pedra deixando-a com tom dourado.

História da cidade de PEDRA DOURADA - Minas Gerais - MG

Gentílico: DOURADENSE

Os primitivos habitantes do lugar foram os índios Purís, descendentes dos Goytacazes, tangidos do litoral para o interior devido à colonização portuguesa. O primeiro elemento branco que explorou a região e alí se fixou foi o Sr. Atílio Javarini, conforme reza a tradição oral.

A ocupação do local deveu-se ao solo propício para o cultivo do café, cujo plantio se generalizou por toda a área adjacente. As primeiras explorações datam da segunda metade do século XIX.

A denominação primitiva do lugar foi São João do Sóca. A origem deste nome decorreu-se numa época anterior à formação do povoado, quando da passagem de um grupo de viajantes. Estes observaram o trabalho de um grupo de mulheres que se dedicvam à labuta de socar grãos de café. Concidiu ter esse fato ocorrido no dia dedicado a São João Batista, associando-se a isso a denominação primitiva.

O topônimo atual tem sua origem numa enorme pedra existente nos limites deste município com o de Faria Lemos que, em virtude sua composição geológica, possui em sua parte uma coloração amarelecida que, à incidência dos raios solares, reflete uma tonalidade dourada.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

O Distrito foi criado pelo Decreto-Lei n.º 148 de 17/12/1938 e incorporado ao município de Tombos. Foi elevado à condição de município pela Lei Estadual n.º 2.764 de 30/12/1962. O primeiro governo municipal foi empossado em 29/08/1963.

FORMAçãO JUDICIáRIA:

A Lei Estadual que criou o município subordinou-o à Comarca de Tombos.

Fonte: ROGéRIO CARELLI - Prof. História Contemporânea - Fundação FAFILE/UEMG de Carangola. Sócio-correspondente do Instituto Histórico e Geográfico de Minas Gerais.

Autor do Histórico: OSCAR TONA JúNIOR

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pedra Dourada: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pedra Dourada? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: