Início » Minas Gerais » Pavão


Pavão - Minas Gerais



Pavão é uma cidade brasileira do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 17º25′40" sul e a uma longitude 40º59′56" oeste, estando a uma altitude de 228 metros. A população avaliada em 2004 era de 19.117 habitantes. considerada a 4º maior cidade da região do vale do mucuri, pavão tem como atividade a percuaria, e o grande crescimento comercial. Considerada também cidade modelo da região por ser muito urbanizada, quase 100% de sua rua são calçadas.

Possui uma área de 601,424 km². Total de Habitantes: 19049 Total de Eleitores: 10107 População Urbana: 11265 População Rural: 9784 Distância da Capital: 590 km

História da cidade de Pavão

Contam que em 1914, o desbravador Ladislau Rodrigues, mais conhecido por Lau Rodrigues, acompanhado de João Henrique Ferreira e Henrique Bussu, penetraram na região à procura de terra para o trabalho e se instalaram onde hoje é a sede do município de Pavão.

Contam também, que daí em diante vieram outras famílias sertanejas com tropas, como primeiros habitantes do povoado e responsáveis pelo desbravamento de suas matas.

Verificando a boa qualidade das terras, com áreas que desmatadas poderiam se tornar grandes pastagens, e observando também que na região poderia ser desenvolvida uma agricultura favorável ao plantio de milho, feijão, arroz e mandioca, os primitivos habitantes foram desenvolvendo as suas plantaçãoes, favorecendo com isso a fixação do homem ao povoado, ao obterem êxitos em suas culturas.

Com o desmatamento foram aparecendo grandes áreas para o desenvolvimento da pecuária.

Mereceram também destaque as atividades de garimpo, juntando-se ao clima que favorecia aos seus habitantes.

Com o desenvolvimento do povoado, destacou-se em 1944, a instalação da Agência Postal dos Correios que teve como primeira agente a Sra. Araci da Silva Ruas; o primeiro estafeta, o Sr. Mariano Rodrigues, levava as cartas num burrinho, fazendo o percurso a pé, da cidade de Machacalis a Teófilo Otoni.

Ainda em 1944, foi criada a primeira Escola Municipal, tendo como professora a Sra. Davina Santos, que lecionava em sua própria casa.

Em 1949, o Sr. Nagib Genem, de Teófilo Otoni, voltou as vistas para Pavão, construindo aqui o Prédio Escolar Municipal, o cemitério e escolas isoladas.

Em 1951, foi construída a matriz local, denominada "Sagrado Coração de Jesus", pelo primeiro vigário, Frei Apolônio, contando com a colaboração do povo.

Em 19 de março de 1954, graças ao trabalho incansável de D. Maria de Lourdes Assis, a primeira Escola Municipal foi transformada em Escolas Reunidas, tornando-se entidade estadual que teve como primeira diretora a Sra. Maria de Lourdes Assis, passando a denominar-se Escolas Reunidas Benjamim da Cunha, hoje, Escola Estadual Benjamim da Cunha, que teve o início de seu funcionamento em 02/08/1954.

Gentílico:

Formação Administrativa

Pavão era distrito de Teófilo Otoni que abrangia os povoados de Belo Oriente (hoje Novo Oriente de Minas), Frei Gonzaga e Americaninha.

Através da Lei n°. 2.764 de 30 de dezembro de 1962, o distrito de Pavão emancipou-se do Município de Teófilo Otoni que abrangia os povoados de Belo Oriente, Frei Gonzaga e Americaninha, sendo instalado a 1o° de março de 1963.

Fonte: Prefeitura Municipal de Pavão.

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Pavão: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Pavão? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: