Início » Minas Gerais » Nova Porteirinha


Nova Porteirinha - Minas Gerais



Nova Porteirinha faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 7.552 habitantes.

O ponto mais alto do município é de 500 metros, local: ponto central da cidade. Seu atual prefeito é Wilmar Soares(PMDB).

A principal atividade do município é a agricultura irrigada, que cultiva princialmente frutas dentre as quais a banana prata se destaca como o maior produto de fonte de renda do município. Graças ao projeto de de irrigação pelas águas do rio Gorutuba, o município recebeu muitos migrantes colonos de diversas regiões do estado, além de pessoas do Brasil e também do Japão que viram neste município uma oportunidade de desenvolver a cultura de frutas tropicais.

História da cidade de Nova Porteirinha

Nova Porteirinha é a rainha fecunda de um reino: o Vale do Gorutuba. Terras férteis, topografia e condições climáticas favoráveis e o potencial do Rio Gorutuba foram condições determinantes para a implantação do Projeto Irrigado do Gorutuba, pelo Governo Federal.

A margem direita do Rio Gorutuba, nessa região, era habitada por pequenos produtores rurais. A proximidade com a cidade de Janaúba facilitava um pouco a vida desses moradores, pois ali já existiam médicos, casas comerciais, os trens da Rede Ferroviária Federal e a estrada, que já passava por aqui, ligando a região ao centro sul da Bahia, para o norte, e a Montes Claros, Belo Horizonte e ao sul do País, na direção sul.

Mas o grande impulso para o aumento da população foi primeiro a Construção da Barragem do Bico da Pedra, 5 km acima do local onde hoje está a sede do município, inaugurada em março de 1979, e depois a implantação do Perímetro Irrigado do Gorutuba, localizado na margem direita do rio, ocupando parte significativa de sua área e que desempenha papel de suma importância no desenvolvimento não só do município, mas de toda a região. Ali são produzidas diversas variedades de frutas, com predominância da banana, que representa mais de 90% das quantidades e valores produzidos, limão, maracujá, manga, uva, e muitas outras, além de grande quantidade de grãos, como feijão, sorgo e outros.

A área onde está a sede municipal fazia parte da Fazenda Gameleira, de propriedade do senhor Bertolino José Serafim, que juntamente com seus filhos e genros Geraldo Dias dos Santos e Domingos Pereira dos Santos deram início à povoação. Além desses, devem ser lembrados também como pioneiros dona Eva Rodrigues de Souza, dona Venância dos Santos Lima, professora e filha de Bertolino, Manoel Pereira da Silva e outros.

Gentílico: novaporteirinhense

Formação Administrativa

O núcleo cresceu e, por força da Lei estadual nº 8.285, de 08/10/1982, foi criado o distrito de Nova Porteirinha, pertencendo ao município de Porteirinha. O distrito foi instalado em 05/03/1983.

A emancipação política ocorreu através da Lei nº 12.030, de 21/12/1995, que criou o município de Nova Porteirinha, com área desmembrada do município de Porteirinha. Foi instalado em 01/01/1996.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ROGéRIO RODRIGUES DA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Nova Porteirinha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Nova Porteirinha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: