Tudo sobre Nanuque Estado de Minas Gerais

Informações Gerais sobre a cidade de Nanuque

Coordenadas geográficas

O município de Nanuque fica localizado na latitude -17.8481 e longitude -40.3533 e faz parte do estado de Minas Gerais.

Tamanho do Território de Nanuque

Com um total de 1517,941 km², Nanuque de extensão territorial.

População de Nanuque

De acordo com dados do IBGE, Nanuque possui aproximadamente 40.839 habitantes.

Gentilício

As pessoas que nascem em Nanuque são chamados de nanuquense.

Administração municipal

Prefeito atual:GILSON COLETA BARBOSA.

História de Nanuque, Minas Gerais

Ouvir com robot

Nanuque faz parte do estado de Minas Gerais pertencente a Mesorregião do Vale do Mucuri e do Circuito Turístico das Pedras Preciosas de Minas Gerais. Nanuque também é conhecida por ser a principal cidade da Microrregião de Nanuque que abrange cerca de dez municípios e com área total de 8.471,872 km². Sua população segundo censo de 2010 é 40.834 habitantes. A cidade de Nanuque é referência por ser rota para o Litoral Norte do Estado do Espírito Santo e para o Litoral Sul do Estado da Bahia pela rodovia federal BR-418. A cidade também é reconhecida pelas suas hospedagens em hotéis, hospitalidade e culinária mineira.

Dentre os pontos turísticos naturais estão a Pedra do Bueno e o Rio Mucuri, que ficam em meio urbano, a Pedra do Fritz e a extinta Cachoeira do Tombo, em meio rural.

Dentre os pontos turísticos construídos estão a Lagoa de Santa Clara dentro do Rio Mucuri, próximo a Usina Hidrelétrica de Santa Clara, a Lagoa dos Namorados no Bairro Israel Pinheiro, Praça da Gurilândia ou Praça do Coreto, em frente a Prefeitura, Ponte Magalhães Pinto na área Central, com vista para a Pedra do Bueno, Rio Mucuri e a Árvore das Garças.

História da cidade de Nanuque

A região que compreendia o município de Nanuque, desde o descobrimento do Brasil, atraía, demasiadamente, as atenções portuguesas, embora a presença dos ferozes índios Botocudos (Nak-Nucks, Giporoc, Pataxós, Machacalis, Potés, etc),impedissem a exploração adequada do local.

O Sr. Teófilo Benedito Otoni teve uma idéia em relação à região inóspida, habitada pelos ferozes Botocudos: submeteu o plano de sua Cia. de Comércio e Navegação do Rio Mucuri à consideração do Governo Imperial, que assinou parecer favorável a 31 de março de 1874. Ele larga do rio, a 4 de setembro do mesmo ano a bordo do Princesa Imperial, chega à Vila de São José do Porto Alegre (atualmente Mucuri-BA) e depois prossegue até as proximidades de Santa Clara. A inavegabilidade do Mucuri a partir de Santa Clara não o desanimaria , e sua Cia. de Navegação efetivada pelo Decreto n° 802 de 12/07/1851, passaria a construir estradas. Depois da Cia. de Comércio e Navegação do Mucuri, sob responsabilidade de Teófilo Otoni, outro empreendimento, tendo a frente o engenheiro Miguel de Teive e Argolo, seria propulso-civilizador do Mucuri. Em 25/10/1878, a Lei mineira de n° 2.775 e a baiana de n° 1.946, de 28/08/1879, davam origem a Estrada de Ferro Bahia-Minas, que só se iniciou a 25 de janeiro de 1881, tendo a 9 de novembro do mesmo ano quase 143 km em tráfego.

A região ficou conhecida como Sete de Setembro, devido a um córrego com este nome, que desembocava no rio Mucuri, na fazenda Cachoeira, de propriedade de Antônio Barroso, no km 170 da Estrada de Ferro Bahia-Minas, onde as locomotivas passavam, quando em trânsito, para se abastecerem de água e lenha , exatamente no pontilhão. O serviço era feito por intermédio de baldes, não havia bombas nem caixa d′água. Depois, por construírem uma Caixa D′água, entre a atual e a estação da EFBM, a localidade adotou esta denominação, assim permanecendo durante algum tempo.

Em 1911 o armador João Américo Machado, depois arrendatário da EFBM, fez uma visita a Caixa D′água e entendeu-se com a família Schieber adquirindo terrenos por quinhentos mil réis para instalar uma grande serraria. Ao retornar, João Américo veio de uma só vez com vasto material e ferramentas, famílias de nacionalidades diversas, operários de várias especialidades e um carro da Estrada de Ferro que foi transformado em estação e nele instalado um aparelho Morse. Com a inauguração da Serraria Industrial do Mucuri, a 7 de Setembro de 1912, consagrou-se esta data como de fundação do povoado Caixa D′água. O carro-estação telégrafo assim funcionou até 30 de julho de 1918 quando inaugurava-se a Estação Presidente Bueno, homenageando a Bueno Brandão ao assumir o governo do Estado . O nome seria extensivo à localidade por alguns anos.

Em 1920 introduziu-se uma grande serraria automática, sob a administração de Trajano de Medeiros e Cia. quando se construiu um ramal rodoviário que saía de Chapadinha , atravessava por uma ponte, que prosseguia margeando o rio. Seis anos depois uma enchente levaria a ponte da Estrada de Ferro de Trajano, passando a travessia a ser feita por um cabo de aço ligado a duas torres nas margens do rio.

Gentílico: Nanuquense

Divisão Administrativa

Pela divisão administrativa efetivada em 3 de setembro de 1923, o Distrito de Aimorés teve seu nome modificaddo para Indiana. Pela Lei n° 148, de 17/12/1938, o Distrito de Urucu passa a município com o nome de Carlos Chagas englobando o Distrito de Indiana, cuja sede se transferiu de Aimorés para Presidente Bueno, que passa a adotar o nome de Vila Indiana, devido a seu grande desenvolvimento.

Pelo Decreto-Lei Estadual n° 1.058 de 31/12/1943, Indiana teve seu nome alterado para Distrito de Nanuque, cujo nome significa bugre de cabelos lisos e negros. Em 27/12/1948, pelo artigo 3° da Lei n° 336, o distrito de Nanuque é elevado a categoria de município, que foi instalado no dia 1° de Janeiro de 1949 pelo Sr. Arlindo de Almeida Castro, juiz de paz, no exercício do cargo de Juiz de Direito da Comarca de Carlos Chagas. O Dr. Oduvaldo dos Santos Pinto, intendente, deu posse ao primeiro prefeito a 2 de Abril do mesmo ano, o Sr. Franz Schapper.

O município de Nanuque possuía dois destritos: o sede e o de Serra dos Aimorés, que em 30/12/1962 alcançou autonomia municipal pela Lei n° 2.764, sendo instalado a 1° de Maio de 1963. Houve retificação de Divisas do Município de Nanuque, comprovando-se que o Distrito de Vila Pereira, pela Lei n° 663, de 25 de Novembro de 1953, pertencia ao município de Nanuque e não ao município de Carlos Chagas.

Atualmente, Nanuque conta com o Distrito-sede, o de Vila Pereira e com o povoado de Gabriel Rezende Passos criado pela Lei Municipal n° 273, de 18/12/1963, e assim denominado pela Lei Municipal n° 315 de 2 de Julho de 1965.

Economicamente conta com o comércio, prestações de serviços, indústrias ( frigorífico e usina de álcool anidro e fábrica de açúcar), na agropecuária o município se destaca pela criação de gado bovino de corte e leite.

Fonte: Livro: Nanuque, seu povo, sua história.(1986) Ivan Claret Marques Fonseca IBGE

Autor do Histórico: EDUARDO ANTôNIO MENDES OLIVEIRA

DDD de Nanuque, Minas Gerais

33

Como fazer uma ligação para Nanuque:

0 + Operadora + 33 + Telefone de destino

Veja o código das operadoras:

  • CTBC Telecom: 012 + 33 + telefone
  • Vivo: 015 + 33 + telefone
  • Aerotech: 017 + 33 + telefone
  • Claro: 021 + 33 + telefone
  • GVT: 025 + 33 + telefone
  • Oi Telemar: 031 + 33 + telefone
  • TIM: 041 + 33 + telefone
  • Sercontel: 043 + 33 + telefone

CEP de Nanuque

O Código Postal (CEP) geral de Nanuque, Minas Gerais, é 39860000.

Prefeitura Municipal de Nanuque
Endereço: Av. Geraldo Romano, 135, Centro, Nanuque - MG, CEP: 39860000
Telefone / Fax:(33) 3621-4939 (33) 3621-4939
Prefeito: GILSON COLETA BARBOSA

Hospitais em Nanuque - MG

Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde nanuquense.

Cartórios na cidade de Nanuque

Acesse a lista de Cartórios em Nanuque. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.

Mapa de Nanuque Online

Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Nanuque - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.

Notícias sobre Nanuque

Confira as últimas notícias de hoje em Nanuque.

Previsão do tempo na região nanuquense

Veja a previsão do tempo em Nanuque: Nossos dados meteorológicos são fornecidos pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) e são atualizados diariamente.

Municípios nas proximidades de Nanuque

Confira as cidades vizinhas de Nanuque - MG em uma distância de até 50 km.

Lajedinho - 27.0 km
Ibirapuã - 31.3 km
Montanha - 31.4 km
Mucurici - 32.7 km
Ponto Belo - 36.9 km
Carlos Chagas - 47.4 km

Imagens da cidade e Região

Conheça mais sobre Nanuque através das imagens. Sinta-se à vontade para compartilhar esta página e contar sua história.

Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!

4 de 5 estrelas para o Município nanuquense  por Cidades do meu Brasil atualizado até 20/04/2024 - Nanuque - Minas Gerais.

Deixe seu comentário:

Datas Comemorativas de Hoje

Dia+do+Diplomata

Dia do Diplomata

A tarefa do diplomata exige tato e permanente articulação com as esferas de poder, não só dentro...

Saiba Mais
Dia+do+Disco

Dia do Disco

No dia 20 de abril comemora-se o Dia do Disco, uma importante ocasião para pensar na importância d...

Saiba Mais
Dia+da+P%C3%A1scoa

Dia da Páscoa

Páscoa (do hebraico Pessach), significando passagem através do grego Πάσχα é um evento relig...

Saiba Mais
Versículo do Dia:
O Senhor é a minha força e o meu escudo; nele confiou o meu coração, e fui socorrido; pelo que o meu coração salta de prazer, e com o meu cântico o louvarei.
(Salmos 28:7)
Bíblia Online

 

Estados