Início » Minas Gerais » Montalvânia


Montalvânia - Minas Gerais



Montalvânia é uma cidade localizado no extremo norte do estado de Minas Gerais.

Sua população estimada é de 15.862 habitantes, conforme o Censo IBGE/2010, com densidade demográfica igual a 10,55 hab/Km².

O ponto mais alto do município é de 806 metros. Local: Serra dos Tropeiros.

Montalvânia

O ideal de Antônio Lopo Montalvão era fazer cessar as arbitrariedades dos coronéis do município de Manga. Mas ele sabia que a luta era difícil. A saída que encontrou foi fundar uma cidade onde as pessoas pudessem viver com mais segurança e paz.

Comprou uma fazenda do Sr. Manuel Rodrigues e, em 1952, lançou ali a pedra fundamental do povoado que batizou com o nome de Montalvânia.

Quando o pequeno povoado se desenvolveu a ponto de ser considerado tão importante quanto a sede municipal, Antônio Montalvão candidatou-se a prefeito de Manga, mas não conseguiu-se eleger. Na eleição seguinte candidata-se de novo e vence.

Como prefeito, organizou uma grande campanha pela emancipação de Montalvânia, mas isso só se concretiza na administração de seu sucessor, em 1962.

Formação Administrativa

Elevado à categoria de município e distrito com a denominação de Montalvânia, pela Lei Estadual n°. 2764, de 30-12-1962, desmembrado de Manga. Sede no atual distrito de Montalvânia ex-povoado. Constituído de 3 distritos: Montalvânia, São Sebastião dos Poçãoes e Pitarana os dois primeiros desmembrados de Manga e o terceiro criado pela mesma lei do município. Instalado em 01-03-1963.

Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 3 distritos: Montalvânia, Pitarana e São Sebastião dos Poçãoes.

Pela Lei Estadual n°. 6769, de 13-05-1976, foram criados os distritos de Capitania e Porto Agrário e anexados ao município de Montalvânia.

Em divisão territorial datada de 1-I-1979, o município é constituído de 5 distritos: Montalvânia, Capitania, , Pitarana, Porto Agrário e São Sebastião dos Poçãoes.

Pela lei n°. , de, o distrito de Porto Agrário foi transferido do município de Montalvânia para ser anexado ao município de Manga.

Em divisão territorial datada de 1988, o município é constituído de 4 distritos: Montalvânia, Capitania, Pitarana e São Sebastião dos Poçãoes.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Montalvânia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Montalvânia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: