Início » Minas Gerais » Moeda


Moeda - Minas Gerais



Moeda faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 20º19′59" sul e a uma longitude 44º03′10" oeste, estando a uma altitude de 812 metros. A população avaliada em 2004 era de 4.769 habitantes. Possui uma área de 154,764km².

Moeda oferece a oportunidade de se conhecer um trecho da Estrada Real. O pessoal adepto à prática de vôo livre tem no alto da Serra da Moeda seu ponto de encontro.

Moeda pertenceu como distrito criado em 1938 a diversos municípios e foi elevado à categoria de município pela Lei Estadual Nº 1039 de 12 de dezembro de 1953.

História da cidade de A História do Município de Moeda tem início por volta do final do século XVII, com a chegada dos bandeirantes paulistas, mais precisamente da Bandeira de Fernão Dias Paes e, ainda dos ambiciosos portugueses em busca das riquezas minerais, durante o processo inicial da colonização da Província de Minas Gerais.

Em tempos remotos, foram encontrados utensílios indígenas, pelas imediações da sede, que comprova a existência de tribos selvagens, como os primeiros habitantes.

O território que hoje integra o Município de Moeda, começa a criar forma no início dos anos de 1700, Brasil-Colônia, quando alguns portugueses, para fugir dos altos impostos do quinto do ouro, construíram no meio da mata, na base da Serra, um casarão denominado de "Fazenda Boa Memória" ou "Fazenda Boa Vista". A construção tornou-se a primeira fundição clandestina de moedas falsas do País. Anos mais tarde, após prisão dos falsificadores, os moradores da região identificaram o casarão como "Fazenda da Moeda". Após esse fato os moradores da região batizaram a serra que até então se chamava "Serra do Paraopeba", com o nome de "Serra da Moeda".

Com a chegada dos trilhos da Estrada de Ferro Central do Brasil, o povoado começou a prosperar, recebendo novos moradores. Com o término dos trabalhos de construção da ferrovia, muitos dos trabalhadores nela empregados se fixaram em Moeda, onde foi erguida uma pequena igreja dedicada a São Caetano, povoado que veio a denominar-se "São Caetano da Moeda", mais tarde Moeda.

GENTíLICO: Moedense.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

O Distrito foi criado em 1938 pela Lei Estadual nº 88.

Pertenceu a Ouro Preto, Bonfim e a Belo Vale.

A emancipação do Município ocorreu através da Lei Estadual nº 1039 de 12 de dezembro de 1953.

Hoje o município é formado por dois distritos: Moeda e Coco, e pertence à Comarca de Belo Vale.

Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Moeda. Delegacia do IBGE no Estado de Minas Gerais SEDIRB (Serviço de Divulgação e Biblioteca)

Autor do Histórico: JOAQUIM CLáUDIO VIEIRA DE REZENDE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Moeda: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Moeda? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: