Início » Minas Gerais » Matias Barbosa


Matias Barbosa - Minas Gerais



Matias Barbosa faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população, segundo Censo realizado em 2010 é de 13.435 habitantes.

A cidade teve alguma importância na história do Brasil, porque fazia parte do Caminho Novo, que formava a antiga Estrada Real. A cidade é cortada, hoje, pela BR-040, que liga o Rio de Janeiro a Belo Horizonte. Enconta-se nesta estrada, em território de Matias Barbosa, o Centro Empresarial Park Sul, uma das principais fontes de renda do município.

História da cidade de A atual cidade de Matias Barbosa, sede do município de igual nome, teve sua fundação praticamente iniciada quando, em 1700, o rico e poderoso português Matias Barbosa recebeu uma sesmaria, formada de uma légua de testada por três de sertão, às margens do Rio Paraibuna, entre as roças de Simão Pereira e Antônio de Araújo. A abertura do caminho novo das Gerais foi que contribuiu sobremodo para o desenvolvimento econômico da região, dando-lhe impulso progressista. O povoado formou-se ao redor do antigo Registro , onde a Coroa cobrava seus impostos sobre o ouro e diamantes que saiam da antiga província.

Matias Barbosa, cujo o primeiro nome foi Nossa Senhora da Conceição de Matias Barbosa, passou a distrito pela Lei provincial número 3 302, de 27 de agosto de 1886, confirmada pela estadual número 2, de 14 de setembro de 1891. Em 1923, a Lei estadual número 843, de 7 de setembro, criou o município de Matias Barbosa, elevada a sede de distrito de igual nome à vila e anexada ao novo município os distritos de Santana do Deserto e São Pedro de Alcntara, ambos desmembrados de Juiz de Fora.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: Deise Cristina Barreto

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Matias Barbosa: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Matias Barbosa? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: