Início » Minas Gerais » Mathias Lobato


Mathias Lobato - Minas Gerais



Mathias Lobato faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3.634 habitantes. A cidade de Mathias Lobato esta localizada no leste do Estado de Minas Gerais, às margens do Rio Suaçui entre Governador Valadares e Frei Inocêncio. A base da sua economia é o comércio e a pecuária leiteira. Cidade hospitaleira é cortada pela BR 116 uma das prinicpais vias do Brasil.

Desde sua fundação o município tinha o topônimo de Vila Matias, o que apequenava a sua importância por remeter a uma vila, até que na administração do prefeito Paulo Luiz, popularmente conhecido como "Paulo Careca", por iniciativa e incentivo do mesmo, foi realizado um plebiscito, oportunidade em que a população local optou pela mudança para Mathias Lobato. Pela Lei Estadual nº 10.326, de 20 de dezembro de 1990, passou a prevalecer a denominação atual.

De acordo com a Divisão Administrativa do Estado de Minas Gerais, fixada por lei estadual, o município de Mathias Lobato tem estabelecidos os seguintes limites municipais:

História da cidade de Mathias Lobato

Situada no Vale do Rio Doce, a região onde se encontra Mathias Lobato, inicialmente conhecida como Suaçuí, foi uma das últimas de Minas Gerais a serem colonizadas, apesar de ter sido desbravada ainda no século XVIII. O Povoado pertencia a Governador Valadares, e surgiu de um núcleo de acampamento na construção da estrada interestadual Rio-Bahía, hoje rodovia BR 116. Em 1953, passou a ser Distrito com o topônimo de Vila Matias. Emancipou-se em 1962, e em 1990 teve seu topônimo alterado, através de plebiscito , para Mathias Lobato. O nome é uma homenagem a um de seus mais ilustres moradores, o engenheiro Mathias Lobato que, além de fundador, foi também doador do terreno para construção do então Povoado.

Gentílico: matiense

Formação Administrativa

O Povoado foi elevado à categoria de Distrito pela Lei nº 1.039, de 12/12/1953, com o topônimo de Vila Matias, pertencente ao Município de Governador Valadares.

O Distrito emancipou-se pela Lei nº 2.764, de 30/12/1962, tornando-se o Município de Vila Matias.

O Município de Vila Matias teve seu topônimo alterado através de plebiscito popular, para Mathias Lobato, pela Lei nº10.326, de 20/12/1990.

O Município de Mathias Lobato é formado pelo Distrito Sede.

Fonte: IBGE; Secretaria da Cultura(MG); Assembléia Legislativa(MG)

Autor do Histórico: DENISE ARAúJO PERIM NEGRI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Mathias Lobato: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Mathias Lobato? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: