Tudo sobre Mateus Leme Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Mateus Leme
Coordenadas geográficas
O município de Mateus Leme fica localizado na latitude -19.9794 e longitude -44.4318 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Mateus Leme
Com um total de 301,383 km², Mateus Leme de extensão territorial.
População de Mateus Leme
De acordo com dados do IBGE, Mateus Leme possui aproximadamente 30.798 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Mateus Leme são chamados de mateus-lemense.
Administração municipal
Prefeito atual:RENILTON RIBEIRO COELHO.
História de Mateus Leme - Minas Gerais
Mateus Leme faz parte do estado de Minas Gerais. Pertence à Região Metropolitana de Belo Horizonte. Encontra-se à 61 km de Belo Horizonte e à 21 km de Itaúna.
Foi assim nomeado em homenagem bandeirante paulista Mateus Leme, que fundou em Minas Gerais o arraial de Itatiaiaçu. Seria o mesmo que, como capitão-mor, chegaria à Bahia, onde, de 1715 a 1717, combateu índios bravios.
É o local de instalação do 1º radar meteorológico de Minas Gerais.
Mateus Leme
Seu nome é o de um grande bandeirante paulista, Mateus Leme, que fundou em Minas Gerais o arraial de Itatiaiaçu. A denominação primitiva do município, Arraial do Morro de Mateus Leme, já aponta suas origens históricas. Mateus Leme, bandeirante de linguagem paulista cuja vida e trajetória pelas regiões mineradoras é ainda mal definida, foi o iniciador do povoamento local ao instalar-se próximo a uma serra que tornou o nome, presumivelmente nos primeiros anos do século XVIII.
Já em 1710, uma carta Sesmaria refere-se ao local (Morro do Mateus Leme), comprovando a sua origem bem remota; outras fontes documentais, dos anos 1739 e 1745, referem-se ao arraial.
Segundo o estudioso Teophilo de Almeida, encontram-se no Morro de Mateus Leme vestígios de antigos aquedutos e lavrados, iniciados um trabalho vultoso de mineração aurífera no local. Disso podemos deduzir que a mineração ali apresentava-se muito lucrativa, pois compensava os gastos com obras bastantes onerosas.
Apesar destes indícios de riquezas, o arraial do Morro de Mateus Leme atravessa todo o século XVIII sem alcançar foros de freguesia, sendo capela curada de freguesia de Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral Del Rei. Em 1822, o arraial contava com 2.358 ´almas´, segundo visita pastoral realizada neste ano.
Presume-se que a população , com a decadência da exploração aurífera, tenha voltada para outras atividades econômicas como a agricultura e a pecuária.
A freguesia (povoação) foi criada em 1832, com a denominação do Santo Antônio do Morro de Mateus Leme, tendo como filiais, Itatiaiuçu e Patafufo.
Em termos administrativos, a população passou por diversas mudanças: tendo pertencido aos municípios de Sabará e Pintagui, foi posteriormente incorporado aos municípios de Pará de Minas, antigo Patafufo (1848), Bonfim (1850) e (1870) e novamente Pará de Minas (1877). A autonomia foi adquirida em 1938, quando foi criado o município.
O povoado que posteriormente, daria origem ao atual município de Mateus Leme, foi fundado ao início do século XVIII, na vaga que, buscando metais e pedras preciosas, levaria ao deslocamento de todo o eixo econômico brasileiro para Minas Gerais, formando inúmeras novas comunidades.
A denominação original da região, Arraial do Morro de Mateus Leme, já aponta suas origens históricas. Mateus Leme bandeirante de linguagem paulista, cuja vida e trajetória pelas regiões mineradoras é ainda mal definida, foi o pioneiro do povoamento na localidade, ao instalar-se nas proximidades de uma serra que, anos mais tarde, receberia o seu nome. Já no ano de 1710 uma carta de sesmaria refere-se ao local do Morro do Mateus Leme, comprovando sua origem bem remota.
Outras fontes documentais datadas dos anos de 1739 e 1745, referem-se ao arraial.
Existem no Morro de Mateus Leme vestígios de antigos aquedutos e lavrados, que
teriam da início a um vultuoso trabalho de mineração aurífera na região.
Formação Administrativa
Distrito criado com a denominação de Mateus Leme, pelo Decreto de 14-07-1832, e Lei Estadual nº 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Pará.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Mateus Leme, figura no município de Pará.
Assim permanecendo nos quadros de apuração do Recenseamento Geral de 1-IX-1920.
Pela Lei Estadual nº 806, 22-09-1921, o município de Pará passou a denominar-se Pará de Minas.
Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Mateus Leme, figura no município de Pará de Minas (ex-Pará).
Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.
Elevado à categoria de município com a denominação de Mateus, pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17-12-1938, desmembrado de Pará de Minas.
Sede no antigo distrito de Mateus Leme. Constituído de 3 distritos: Mateus Leme, Igarape, desmembrado de Pará de Minas e Serra Azul desmembrado de Itaúna.
No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, o município é constituído de 3 distritos: Mateus Leme, Igarapé e Serra Azul.
Pelo decreto-lei estadual nº 1058, de 31-12-1943, é criado o distrito de Azurita e anexado ao município de Mateus Leme. Pelo mesmo Decreto-Lei o distrito de Serra Azul tomou a denominação de Boturobi
No quadro fixado para vigorar no período de 1944-1948, o município é constituído de 4 distritos: Mateus Leme, Azurita, Boturobi (ex-Serra Azul) e Igarapé.
Pela Lei nº 336, de 27-12-1948, é criado o distrito de Juatuba ex-povoado e anexado ao município de Mateus Leme.
Em divisão territorial territorial datada de 1-VII-1950, o município é constituído de 5 distritos: . Mateus Leme, Azurita, Boturobi, Igarapé e Juatuba.
Pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, é criado o distrito de São Joaquim de Bicas ex-povoado, criado com terras desmembradas do distrito de Igarapé e anexado ao município de Mateus Leme. Pela mesma lei o distrito de Boturobi voltou a chamar-se Serra Azul.
Em divisão territorial datada de 1-VII-1955, o município é constituído de 6 distritos: Mateus Leme, Azurita, Igarapé, Juatuba, São Joaquim de Bicas e Serra Azul (ex-Boturobi).
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1960.
Pela Lei Estadual nº 2764, de 30-12-1962, desmembra do município de Matues Leme os distritos de Igarapé e São Joaquim de Bicas, para formar o novo município de Igarapé.
Em divisão territorial datada de 31-XII-1963, o município é constituído de 4 distritos: Mateus Leme, Azurita, Juatuba e Serra Azul.
Assim permanecendo em divisão territorial datada 1991.
Pela Lei Estadual nº 10.704, de 27-04-1992, desmembra do município de Mateus Leme o distrito de Juatuba. Elevado à categoria de município.
Em divisão territorial datada de 1999, o município é constituído de 3 distritos: Mateus Leme, Azurita e Serra Azul.
Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.
Fonte: www.mateusleme.mg.gov.br
DDD de Mateus Leme, Minas Gerais
31
Como fazer uma ligação para Mateus Leme:
0 + Operadora + 31 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 31 + telefone
- Vivo: 015 + 31 + telefone
- Aerotech: 017 + 31 + telefone
- Claro: 021 + 31 + telefone
- GVT: 025 + 31 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 31 + telefone
- TIM: 041 + 31 + telefone
- Sercontel: 043 + 31 + telefone
CEP de Mateus Leme
Prefeitura Municipal de Mateus LemeEndereço: Rua Pereira Guimarães, 8, Centro, Mateus Leme - MG, CEP: 35670000
Telefone / Fax:(31) 3537-5800 (33) 3537-5822
Prefeito: RENILTON RIBEIRO COELHO
Hospitais em Mateus Leme - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde mateus-lemense.
Cartórios na cidade de Mateus Leme
Acesse a lista de Cartórios em Mateus Leme. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Mateus Leme Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Mateus Leme - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Mateus Leme
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Mateus Leme. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Mateus Leme
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Mateus Leme.
Mateus Leme fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Mateus Leme - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
O Senhor é bom, um refúgio em tempos de angústia. Ele protege os que nele confiam.
(Naum 1:7)
Bíblia Online