Tudo sobre Marmelópolis Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Marmelópolis
Coordenadas geográficas
O município de Marmelópolis fica localizado na latitude -22.447 e longitude -45.1645 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Marmelópolis
Com um total de 107,902 km², Marmelópolis de extensão territorial.
População de Marmelópolis
De acordo com dados do IBGE, Marmelópolis possui aproximadamente 2.784 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Marmelópolis são chamados de marmelopolense.
Administração municipal
Prefeito atual:CAMILO ALBERTO RIBEIRO DA SILVA.
História de Marmelópolis - Minas Gerais
Marmelópolis faz parte do estado de Minas Gerais, na microrregião de Itajubá. A população avaliada em 2004 era de 3.472 habitantes. A área é de 108,1km², a altitude, de 1277 m e a densidade demográfica, de 32,12 hab/km². Segundo o Censo 2010, a população é de 2.968 habitantes, com densidade demográfica de 27,51 hab/km². Quem nasce nesta cidade é marmelopolense. A cidade integra o Circuito Turístico Terras Altas da Mantiqueira e tem a totalidade de seu território pertencentes à APA Serra da Mantiqueira, abrigando também uma RPPN - Reserva Particular do Patrimônio Natural - (RPPN da Terra da Pedra Montada). Anualmente, em setembro, a cidade sedia a Festa do Marmelo, a fim de promover a principal cultura da cidade.
Marmelópolis está situada na Serra da Mantiqueira, próxima a grandes elevações como o Pico dos Marins (2.422 m), um dos pontos mais altos da serra. A paisagem do município é constituída por cachoeiras, araucárias, vales, picos e trilhas ecológicas.
Os municípios limítrofes são Virgínia bairro Morangal e Passa Quatro a nordeste, Cruzeiro (SP) a sudeste e Delfim Moreira a oeste.
História da cidade de Até o início do século XIX a região onde hoje se localiza a cidade de Marmelópolis era habitada pela tribo dos índios Timbiras. Esses índios desapareceram com a chegada dos primeiros colonizadores: o alferes Antônio José Ribeiro, sua esposa Dona Inácia Ribeiro e seus dois filhos, Rita e Manoel Ribeiro de Carvalho, que vieram do Rio Grande do Sul e inicialmente se estabeleceram num lugar denominado de Incubatão, hoje bairro conhecido com o nome de Cubatão, com o objetivo de encontrar ouro. Nesse local o alferes construiu sua fazenda e seus escravos passaram a garimpar o ouro num rio próximo, atualmente onde se localiza o bairro Cata dos Marins. Esse ouro era levado em lombos de burros para o Rio Grande do Sul. Além do garimpo cuidavam da lavoura de milho de feijão e criavam muitos porcos, além do
gado bovino.
Manoel Ribeiro de Carvalho, um dos filhos do alferes, roçou uma grande extensão de terra e fez uma queimada para construir sua fazenda, após casar-se com Mariana Justina de São José. Em torno dessa fazenda foi surgindo um pequeno povoado e diziam: - Vou à queimada. Surgindo assim o nome de Queimada dado ao antigo povoado e elevado a distrito pela Lei 115 de 27/01/1954. Manoel pertencia a Cavalaria Imperial, possuía muitos escravos que, além do garimpo, trabalhavam em lavoura de milho, feijão e fumo. Um dos seus filhos (Manoel Frederico Ribeiro) trouxe para a Queimada em 1914 as primeiras mudas de marmelo. O marmelo, originário da Pérsia, foi trazido para o Brasil em 1532 por Martim Afonso de Souza. Devido ao solo e clima de Queimada, os marmeleiros adaptaram-se facilmente e em 1935 a agricultura do marmelo já era extensa e a primeira fábrica começou a ser instalada para transformar a fruta em massa, transportada para outras cidades para a produção de doce.
Com a instalação da fábrica, fez-se necessário a construção de uma estrada (1944 1946) com uma extensão de 22 Km, ligando Queimada a Delfim Moreira, principal acesso até os dias de hoje.
Por volta de 1962 o número de pés de marmeleiros no estado de Minas Gerais era de 2.000.000, sendo que 600.000 pertenciam à Queimada e, no dia 01/03/1963 foi feita a instalação do município de Marmelópolis, através da Lei Estadual n°. 2.764, desmembrado-o do município de Delfim Moreira, sendo o senhor Joaquim Ribeiro da Mota nomeado intendente.
No início dos anos 80, a produção de marmelo já havia diminuído de maneira assustadora devido a falta de renovação dos marmeleiros e a falta de incentivo do governo, entre outros fatores. Devido a inflação galopante, frutas foram sendo importadas de países vizinhos e o que se produzia na região de Marmelópolis foi ficando estocado de ano para ano , ocasionando perdas e dívidas para agricultores e industriais.Atualmente a produção da fruta é mínima e vendida a preço irrisório.
Das fábricas que existiram, algumas foram demolidas, outras desabaram com o tempo. A maioria dos agricultores aderiu à plantação de tomate, batata e outros produtos. Marmelópolis está iniciando-se no campo de turismo, graças as belas paisagens naturais aqui existentes: magníficas cachoeiras e trilhas ecológicas.
A cidade do marmelo ficou nas lembranças e recordaçãoes de uma época gloriosa. Agora, às futuras geraçãoes, fica a incumbência de valorizar o que a cidade mais tem de bonito e especial: a exuberância da natureza que felizmente é bem preservada.
Fonte: Prefeitura Municipal de Marmelópolis - Secretaria de Cultura
Autor do Histórico: EUGÁNIO PACELLI MORAES RENNÁ
DDD de Marmelópolis, Minas Gerais
35
Como fazer uma ligação para Marmelópolis:
0 + Operadora + 35 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 35 + telefone
- Vivo: 015 + 35 + telefone
- Aerotech: 017 + 35 + telefone
- Claro: 021 + 35 + telefone
- GVT: 025 + 35 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 35 + telefone
- TIM: 041 + 35 + telefone
- Sercontel: 043 + 35 + telefone
CEP de Marmelópolis
Prefeitura Municipal de MarmelópolisEndereço: Rua José Acelino da Silva, 18, Centro, Marmelópolis - MG, CEP: 37516000
Telefone / Fax:(35) 3625-1233 (35) 3625-1233
Prefeito: CAMILO ALBERTO RIBEIRO DA SILVA
Hospitais em Marmelópolis - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde marmelopolense.
Cartórios na cidade de Marmelópolis
Acesse a lista de Cartórios em Marmelópolis. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Marmelópolis Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Marmelópolis - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Marmelópolis
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Marmelópolis. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Marmelópolis
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Marmelópolis.
Marmelópolis fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Marmelópolis - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Bem-aventurados os que guardam os seus testemunhos, e que o buscam com todo o coração.
(Salmos 119:2)
Bíblia Online