Início » Minas Gerais » Lassance


Lassance - Minas Gerais



Lassance faz parte do estado de Minas Gerais. É conhecido por ter sido o local onde Carlos Chagas identificou a Doença de Chagas.

Lassance é uma cidade do Norte de Minas que ficou conhecida por ser a cidade onde Carlos Chagas descobriu a Doença de Chagas e identificou o protozoária flagelado causador da infecção, Tripanossoma cruzi. Carlos Chagas foi designado para cuidar dos trabalhadores da antiga Ferrovia Central do Brasil que estava sendo construída em Lassance, e identificou a doença em campo, em seu laboratório que havia sido estabelecido inicialmente dentro de um vagão.

A doença foi nomeada em homenagem ao cientista brasileiro e infectologista Carlos Chagas, que foi o primeiro a descrevê-la em 1909, mas a enfermidade não foi vista como um problema maior de saúde pública até a década de 1960 (a epidemia da doença de Chagas no Brasil na década de 1920 foi amplamente ignorada). Chagas descobriu que o intestino da Triatomidae (atualmente Reduviidae) abrigava um protozoário flagelado, uma nova espécie do gênero Trypanosoma, e foi capaz de provar experimentalmente que poderia ser transmitida a saguis do gênero Callithrix que haviam sido mordidos pelo inseto infectado. Estudos posteriores mostraram que o macaco-esquilo também era vulnerável a infecção.

Lassance

Por volta de 1847, era um lugar onde tropeiros vindos de Montes Claros, Brasiléia, Pirapora e Coração de Jesus paravam para descansar. Foi nesta época que Liberato Nunes de Azevedo se estabeleceu na região, construindo um rancho. Com o tempo, mais famílias foram se instalando.

O prolongamento da estrada de ferro Central do Brasil atingiu a localidade, impulsionando seu desenvolvimento. Formava-se o povoado chamado de São Gonçalo das Tabocas.

Em 1908, com a inauguração da estação da Central, que recebeu o nome de Lassance em homenagem ao chefe de construção - o engenheiro Ernesto Antônio Lassance -, o povoado também passa a ter o nome do engenheiro. é elevado a distrito de Pirapora em 1923 e, em 1953, torna-se município

O topônimo é homenagem prestada ao engenheiro Ernesto Antônio de Lassance Cunha, responsável pela inauguração da estação ferroviária, em 1908.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Lassance (ex-povoado), pela Lei Estadual nº 843, de 07-09-1923, subordinado ao município de Pirapora.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Lassance, figura no município de Pirapora.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1950,

Elevado à categoria de município com a denominação de Lassance, pela Lei nº 1039, de 12-12-1953, desmembrado de Pirapora.

Sede no antigo distrito de Lassance. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1954.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lassance: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lassance? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: