Início » Minas Gerais » Lamim


Lamim - Minas Gerais



Lamim faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 3.595 habitantes.

O povoado que deu origem a esta cidade surgiu em 1710, de uma expedição formada por três bandeirantes, entre eles se destaca José Pires Lamim. Eles lá se instalaram à procura de ouro. Com sua morte, os amigos decidiram dar seu nome ao lugar. Hoje, emancipado, o município tem território pequeno e sua economia é baseada, exclusivamente, na agropecuária.

A cultura da cidade retrata muito bem os povos que aqui se estabeleceram: os colonizadores portugueses e os escravos africanos.Dos escravos africanos foi herdado os grupos de congados.

História da cidade de Os primeiros habitantes da região foram índios pacíficos, chefiados por Bacaia, que pouco contribuiram para o progresso da região, devido sua índole ociosa. A 31 de maio de 1710 os portugueses Francisco de Souza Rego, Pedro José Rosa e José Pires Lamim, vindos de Itaverava, fundaram Lamim.

à margem do ribeirão Lamim, os bandeirantes ergueram um rancho onde Francisco de Souza Rego fez balançar a Bandeira do Divino Espírito Santo, que se tornou desde este dia o Patrono e Padroeiro de Lamim.

O lugar tomou o nome de seu povoador, José Pires Lamim, que faleceu aos 25 anos de idade, cuja primeira capela foi erigida sobre sua sepultura, com provisão de 04 de julho de 1760 dada por D. Frei Manoel da Cruz, para, assim, perpetuar sua memória.

Proprietários da Fazenda do Lamim, Francisco de souza Rego e sua mulher, Ana Maria da Assunção, erigiram outra capela dedicada ao Espírito Santo, em virtude de ter-se arruinado a primeira. A provisão para esta segunda capela data de 06 de junho de 1769. Neste mesmo ano, o casal constituiu o patrimônio da capela. Mais tarde, em 12 de setembro de 1781 foi benta a capela. Com toda a probabilidade, o povoado se formou depois da constituição do patrimônio.

A notícia da descoberta de ouro nos terrenos de Souza Rego atraiu os vizinhos que chegaram para explorar o precioso metal.

GENTíLICO: Laminense.

FORMAçãO ADMINISTRATIVA:

O distrito foi criado em 1840, pela Lei nº 184, pertencente ao município de Queluz (hoje Conselheiro Lafaiete). Pela Lei nº 1048, de 06 de julho de 1859, foi o distrito elevado a freguesia. Em 1938 o distrito foi transferido para o município de Rio Espera.

Em 30/12/1962, pela Lei nº 2764 foi elevado à categoria de município, desmembrando-se de Rio Espera.

O município subordina-se judicialmente à Comarca de Conselheiro Lafaiete.

Lamim é constituído de apenas um distrito: Lamim.

Fonte: IBGE - SERDIB (Serviço de Divulgação e Biblioteca).

Autor do Histórico: JOAQUIM CLáUDIO VIEIRA DE REZENDE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Lamim: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Lamim? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: