Início » Minas Gerais » Jequitinhonha


Jequitinhonha - Minas Gerais



Jequitinhonha é um município do estado de Minas Gerais, no Brasil. A população avaliada em 2004 era de 22 986 habitantes.

"Jequitinhonha" é um termo de origem tupi que significa, nessa língua, "campo do rio dos jequis (espécie de armadilha de pesca)", através da junção dos termos ye′kei (jequi), ty (água, rio, líquido) e nhum (campo).

As terras do atual município de Jequitinhonha estiveram ligadas, durante o século XVIII, à antiga Comarca do Serro Frio e, depois, ao município de Minas Novas. O povoado que deu origem à atual cidade surgiu no ano de 1811, pelo alferes Julião Fernandes Taborda Leão. O topônimo Jequitinhonha é de origem indígena e tem o significado de rio largo e cheio de peixes. Seus habitantes primitivos foram os índios Botocudos. A sede municipal de Jequitinhonha conserva, até hoje, algumas construções do século XIX, mas o conjunto mais representativo é do início no século XX, com casas nos estilos colonial, neoclássico e eclético.

História da cidade de O topônimo Jequitinhonha é de origem indígena e significa rio largo, cheio de peixes, e o gentílico da cidade é "Jequitinhonhense".

A cidade teve inicialmente, o nome de "Sétima Divisão Militar de São Miguel" e passou a denominar-se depois, sucessivamente, Freguesia de São Miguel da Sétima Divisão, Vila de Jequitinhonha e Jequitinhonha. A denominação São Miguel se deve à circunstância de ter o seu fundador ali chegado no dia em que a igreja católica celebra a festa do Arcanjo São Miguel.

Seus habitantes primitivos foram os índios Machacalis ou Patascos, descendentes dos Tapuias nas povoações que se localizavam de Aldeias e Faranchos, distantes 3 a 36 Km, respectivamente da Sede Municipal. Embora seja ignorado seu comportamento com relação aos brancos, sabe-se que eles foram exterminados pelas doenças ou massacrados pelo invasor que lhes arrebatou as terras.

O Povoado que deu origem a atual cidade de Jequitinhonha foi fundado em 29 de setembro de 1811 pelo Alferes Julião Fernandes Leão, que recebera ordem, emanada da Coroa em 1804, no sentido de guarnecer o Rio Jequitinhonha que se supunha ser diamantífero.

Inicialmente foram construídas 2 casas, sendo uma no lugar denominado Roda e outra no centro do Povoado, e instaladas as primeiras fazendas de criação e as primeiras lavouras, nas quais se empregavam processos rotineiros e instrumentos primitivos de trabalho.

A localização da cidade se prendeu à razões de segurança militar e à circunstância de ali se achar a barra do rio São Miguel, cujo percurso dava fácil acesso ao local em que foram encontrados índios que poderiam ser catequisados.

Fonte: IBGE

Autor do Histórico: ERNEI BARBOSA SILVA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Jequitinhonha: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Jequitinhonha? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: