Tudo sobre Itabira Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Itabira
Coordenadas geográficas
O município de Itabira fica localizado na latitude -19.6239 e longitude -43.2312 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Itabira
Com um total de 1253,704 km², Itabira de extensão territorial.
População de Itabira
De acordo com dados do IBGE, Itabira possui aproximadamente 119.186 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Itabira são chamados de itabirano.
Administração municipal
Prefeito atual:MARCO ANTONIO LAGE.
História de Itabira - Minas Gerais
Itabira faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a 111 quilômetros da capital do estado. Possui área de 1 256,496km². É conhecida como a "Cidade do Ferro", por ter sido o local de origem da Companhia Vale do Rio Doce, em 1942. É a cidade natal do poeta Carlos Drummond de Andrade.
Um estudo divulgado pela prefeitura em 29 de abril de 2010 revelou que Itabira é a quarta cidade de Minas Gerais em melhorqualidade de vida.
O nome "itabira" se origina da antiga língua tupi, significando "pedra que brilha", através da junção dos termos itá ("pedra") e byra ("que brilha").
História da cidade de ITABIRA MINAS GERAIS Monografia - n.°562 Ano: 1973
ASPECTOS HistóricoS
"...DESCOBRIRAM-SE, em 1698, as Minas Gerais (sic) as do Ouro Preto, as do Morro, as do Ouro Branco, as de São Bartolomeu, Ribeirão do Carmo, Itacolomi, Itatiaia, Itabira...", escreve Rocha Pita, em sua História da América Portuguesa, citada por Francisco Inácio Ferreira, em seu Dicionário Geográfico das Minas do Brasil, edição de 1885.
Mas a tradição local indica o ano de 1720 como sendo o marco histórico de Itabira, com a chegada dos irmãos Faria de Albernaz (Francisco e Salvador). Os dois aventureiros, bandeirantes paulistas, mineravam em Itambé, quando avistaram um pico, ao longe, e seguindo em sua direção chegaram à serra a que chamaram Cauê (palavra dialetal africana que significa irmãos). Exploraram os córregos recolhendo ouro, sem que se saiba, contudo, por quanto tempo. Certo é, porém, que verificando a abundância do metal precioso, transferiram para o local seus escravos e colonos.
Dentro em pouco, a fama da abundância de ouro atraía outras famílias, acompanhadas de seus escravos, movidas pela ambição de enriquecer. Dedicados à mineração, no âmago de uma região de densas matas, viviam essas famílias isoladas, formando pequenos núcleos esparsos pelas margens dos córregos.
Nomes que a história guardou: João Pereira da Silva, ali chegado em 6 de junho de 1737, Antônio Pereira da Silva, em 20 de setembro de 1739, Antônio Lopes, Padre Manoel do Rosário e João Ferreira Ramos, em 27 de abril de 1764. Pouco tempo depois, acorriam Francisco da Costa Lage e Francisco de Paula Andrade. Antigo documento atribui à senhora Maria do Couto, a primazia do elemento feminino em penetrar na zona aurífera de Itabira do Mato Dentro.
Essas famílias assumiram a posição de orientadoras da população, agora unificada, mas ainda em sobressalto com a presença de índios e malfeitores que de tempos em tempos atacavam o povoado. Esta situação teve fim com a chegada de um destacamento policial, chefiado pelo Capitão Francisco Procópio de Alvarenga Monteiro, que implantou ordem e tranquilidade.
A povoação cresceu tanto que em 1827 foi elevada à categoria de arraial, pertencente à Vila Nova da Rainha (Caeté).
A indústria do ouro foi escasseando, mas o povoado não decaiu, e eis que os moradores passaram a dedicar-se à fundição de ferro, metal muito mais abundante que o ouro. E as forjas se foram erguendo em vários pontos, dando novo aspecto ao arraial.
No início do século XIX, Itabira já se tornara conhecida pela cultura e bom gosto de seus filhos, por seus majestosos solares, riqueza e prosperidade.
Curiosidade Histórica
Comprovando a existência de índios na região, no Município de Itabira foram encontrados restos de seus utensílios, armas e objetos de cerâmica, machados de pedra, clavas etc. Entre os exemplares de cerâmica, no distrito de Ipoema descobriram-se as conhecidas e originais "panelas de bugre". No distrito de Senhora do Carmo, no local denominado Conquista, existe uma pedra, conhecida pela designação de Lapa, em que se vêem desenhos indígenas.
Formação Administrativa
O Distrito foi criado por Alvará de 25 de janeiro de 1827. O Município de Itabira do Mato Dentro com território desmembrado do de Caeté e sede no povoado de igual nome, criou-o a Resolução de 30 de junho de 1833. A instalação verificou-se a 7 de outubro do mesmo ano. Lei provincial nº 374, de 9 de outubro de 1848, concedeu foros de cidade à sede municipal.
A Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891, manteve o distrito-sede do Município. Na Divisão Administrativa de 1911, figurava o Município sob a designação de Itabira, apenas, formado pelos 5 distritos: Itabira, São José da Lagoa, Santa Maria, Carmo de Itabira e Aliança.
Segundo Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923 o Município permanecia com 5 distritos de Itabira, Aliança, Nossa Senhora do Carmo (ex-Carmo de Itabira), Santa Maria e São José da Lagoa.
Em cumprimento do Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o Município perdeu para o de Presidente Vargas, recém-criado, o distrito do mesmo nome (ex-São José da Lagoa), conservando os 4 distritos de Itabira, Aliança, Santa Maria de Itabira (ex-Santa Maria) e Senhora do Carmo (ex-Nossa Senhora do Carmo).
A 13 de junho de 1942, sem a então necessária autorização prévia do Governo Federal, ato do Governo do Estado mudava a denominação do Município de Itabira para a de Presidente Vargas, passando o município desse nome a chamar-se Nova Era. Tais alterações só se concretizaram através do Decreto-lei estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943, aparecendo o Município com 3 distritos: Presidente Vargas (ex-Itabira), Ipoema (ex-Aliança) e Senhora do Carmo (ex-Nossa Senhora do Carmo). Pelo mesmo Decreto, era emancipado o Distrito de Santa Maria de Itabira.
Em virtude do Decreto nº 2.430, de 5 de março de 1947, o Município retomou a antiga denominação de Itabira. Constituído dos distritos de Itabira, Ipoema e Senhora do Carmo, assim permanece até a presente data.
A Comarca de Rio Piracicaba foi instituída pela Lei provincial nº 171, de 23 de março de 1840, e recebeu a designação de Itabira, por força da Lei estadual nº 11, de 13 de novembro de 1891. é atualmente de 3ª entrância e abrange os municípios de Santa Maria de Itabira, Passabém e Itambé do Mato Dentro.
Fonte: IBGE
DDD de Itabira, Minas Gerais
31
Como fazer uma ligação para Itabira:
0 + Operadora + 31 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 31 + telefone
- Vivo: 015 + 31 + telefone
- Aerotech: 017 + 31 + telefone
- Claro: 021 + 31 + telefone
- GVT: 025 + 31 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 31 + telefone
- TIM: 041 + 31 + telefone
- Sercontel: 043 + 31 + telefone
CEP de Itabira
Prefeitura Municipal de ItabiraEndereço: Av. Carlos de Paula Andrade, 135, centro, Itabira - MG, CEP: 35900206
Telefone / Fax:(31) 3839-2000 / 2560 (31) 3839-2013
Prefeito: MARCO ANTONIO LAGE
Hospitais em Itabira - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde itabirano.
Cartórios na cidade de Itabira
Acesse a lista de Cartórios em Itabira. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Itabira Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Itabira - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Itabira
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Itabira. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Itabira
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Itabira.
Itabira fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Itabira - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará o coração e a mente de vocês em Cristo Jesus.
(Filipenses 4:7)
Bíblia Online