Início » Minas Gerais » Ipanema


Ipanema - Minas Gerais



Ipanema faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 19º48′03" sul e a uma longitude 41º42′47" oeste, estando a uma altitude de 241 metros. A população avaliada em 2004 era de 16.751 habitantes.

"Ipanema" é um nome de origem tupi que admite duas interpretações semânticas:

O município de Ipanema antes chamado de povoado do rio José Pedro, foi elevado em 1891 à Distrito de Paz, pertecente à Manhuaçu. Em 30 de agosto de 1911, pela lei n° 566 foi destinado à categoria de município, instalando-se a 7 de setembro de 1912. A partir de 1° de janeiro de 1926 passou a ser sede da Comarca. Em 1926 teve seu topônimo mudado para Ipanema.

História da cidade de Ipanema

O atual município de Ipanema, primitivamente, foi habitado pelos aborígines aimorés. Narra a tradição local que a primeira pessoa a alcançar esta região foi José Pedro de Alcântara que deixou gravado em figueira às margens do rio, que passa próximo à cidade, cujo nome é Rio José Pedro em sua homenagem, a inscrição: ATé AQUI CHEGOU JOSé PEDRO.

Já a outra versão, afirma que o primeiro forasteiro a tocar no território ipanemense foi o desertor da Guarda Nacional, Manoel Francisco de Paula Cunha, foragido da Guerra de Santa Luzia.

Mencionam-se entre os primeiros povoadores de Ipanema: Antônio José da Costa, Bernardes Leão, Francisco de Assis Rodrigues e mais as famílias Rodrigues, Medeiros, Pereira e Dias de Carvalho. Estes fatos ocorreram no período de 1840 e 1851.

Ipanema, inicialmente, chamou-se povoado do Rio José Pedro, em homenagem, ao aventureiro José Pedro de Alcântara. Em 1872 Pe. Maximiano João da Cruz, Vigário de Vermelho, celebrou a primeira missa ao então povoado, em 1873 iniciou-se a construção da primeira capela.

O Povoado do Rio José Pedro desenvolveu relativamente, baseado na agropecuária. Pela lei nº. 2.657, promulgada pela Assembléia da Província de Minas Gerais, em 04/11/1880, foi criada a Freguesia (Paróquia) de Santo Antônio do Rio José Pedro, pertencente ao Município de São Lourenço de Manhuaçu. Passou a pertencer ao Município de Caratinga, com a criação deste, pelo Decreto nº. 16, de 16/02/1890. Após um ano, voltou a fazer parte de Manhuaçu.

O então distrito foi elevado a município com o nome de Rio José Pedro, composto dos seguintes distritos: Rio José Pedro (sede), São Sebastião do Ocidente (Ocidente, Município de Mutum), Barra do Manhuaçu (atual Aimorés), São José da Ponte Nova (atual Taparuba), Pocrane e São Manoel do Mutum (Mutum). A instalação do Município só ocorreu em 07/09/1912.

Em 1923, Rio José Pedro passa a chamar José Pedro e em 1928, recebe o nome de Ipanema; com o passar dos anos, foi perdendo seus distritos.

O nome Ipanema é de origem aborígine e significa água ruim, imprestável, rio sem peixe ou ruim de pesca.

Fonte: Prefeitura Municipal de Ipanema

Autor do Histórico: MARIA LúCIA DE ANDRADE NOGUEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Ipanema: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Ipanema? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: