Tudo sobre Inhapim Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Inhapim
Coordenadas geográficas
O município de Inhapim fica localizado na latitude -19.5476 e longitude -42.1147 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Inhapim
Com um total de 858,024 km², Inhapim de extensão territorial.
População de Inhapim
De acordo com dados do IBGE, Inhapim possui aproximadamente 24.204 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Inhapim são chamados de inhapinhense.
Administração municipal
Prefeito atual:MÁRCIO ELIAS DE LIMA E SANTOS.
História de Inhapim - Minas Gerais
Inhapim faz parte do estado de Minas Gerais. Sua população registrada no censo 2010, realizado pelo IBGE, é de 24.294 habitantes.
A origem do nome da cidade vem do pássaro inhapim (Icterus cayanensis) nativo da região. Inhapim é uma palavra do tupi que significa “amanhece” ou “amanhecer”. A ave pertence à família icteridæ e possui como características mais marcantes a plumagem negra com uma destacada marca amarela em cada asa. O ornitólogo e pesquisador Ronald Rocha afirma que o pássaro foi assim denominado pelos indígenas da região pela sua marca registrada, de cantar em bandos ao nascer do dia.
Em 1811, com a passagem de tropas de transporte de cargas, inicia-se a história de Inhapim, pois o local era caminho para Degredo de Cuieté. João Caetano, fundador de Caratinga, registra que ao descer o rio Caratinga se deparou com a desembocadura de um córrego ao qual chamou de São Silvestre. A fundação de Inhapim se deu em 1865, quando, no decorrer da Guerra do Paraguai, chegou à barra do ribeirão Santo Antônio, Joaquim José Ribeiro que, ao perceber a fertilidade da terra considerou-a propícia para o plantio de café. As primeiras safras boas e então, Joaquim e seu amigo José Ribeiro Veloso decidiram ficar no local.
História da cidade de O nome do município se deve um abundante pássaro que viveu naquelas redondezas, nos dias de hoje é raro sua existência, mais com algum esforço ainda é encontrado e cujo nome rendeu à cidade sua denominação.
A história de Inhapim tem início em 1811, com a passagem de tropas de transporte de cargas, pois o local era caminho para Degredo de Cuieté. João Caetano, fundador de Caratinga, registra que descendo o Rio Caratinga, encontrei a desembocadura de um córrego, que batizei de São Silvestre, por ser dia 31 de dezembro. A confluência dos dois rios se dá exatamente no centro da cidade.
A fundação de Inhapim se deu em 1865, quando, no decorrer da Guerra do Paraguay, chegou à barra do ribeirão Santo Antônio, Joaquim José Ribeiro que, ao perceber a fertilidade da terra considerou-a propícia para o plantio de café. Com isso deu início às primeiras plantações de café na região, sendo auxiliado nesse mister por familiares e amigos que com ele se estabeleceram. As primeiras safras foram compensadoras e o patriarca, assim como seu amigo José Ribeiro Veloso, decidiu fixar-se no local em definitivo.
Em 1880 Inhapim era um núcleo com população crescente. Destacam-se entre os primeiros moradores Francisco Silva, José Joaquim da Silva Pereira, José Francisco Furtado Torres e Teobaldo José Melo.
O povoado propriamente dito surgiu em 1882, quando os moradores se reuniram e fundaram uma caixa comum, arrecadando duzentos e cinquenta mil réis em dinheiro, quantia com a qual a adquiriram uma pequena gleba de terra que, acrescida pela doação de 2 ha, feita por Francisco da Silva e Teobaldo José de Melo constituiu o Patrimônio de São Sebastião de Inhapim.
Em 1885 o patrimônio contava com 14 casas, das quais 3 de comércio, 1 farmácia, 1 oficina de funileiro e 1 capela.
A origem do nome da cidade vem do pássaro inhapim (Icterus cayanenis) nativo da região. Inhapim é uma palavra do tupi-guarani que significa amanhece ou amanhecer. A ave possui como características mais marcantes a plumagem negra com uma destacada faixa amarela na asa direita. O ornitólogo e pesquisador Ronald Rocha afirma que o pássaro foi assim denominado pelos indígenas da região pela sua marca registrada, de cantar em bandos ao nascer do dia.
Inhapim foi elevado a Distrito de Paz pelo Decreto de 21 de dezembro de 1890:
com as antigas divisas do distrito policial que hoje são parte desmembrada da freguesia de Entre Folhas e parte da freguesia da Vila do Caratinga, como consta do ato do Presidente da Província, em 1878; e são: as vertentes do São Silvestre, as do Alegre, as de Santo Estevão, passando pela fazenda do Feijoal inclusive, até o Rio Preto e, por este abaixo, até o Bananal, inclusive [...]
Em 1938, Inhapim deixa de ser distrito de Caratinga e se emancipa. O primeiro prefeito foi Guilhermino de Oliveira.
Ainda em 1938, foi instalado o Cartório de Paz de Inhapim, sendo seu primeiro escrivão Aquiles de Sá Quintela.
O desenvolvimento da cidade se efetivou em etapas bem definidas, com a instalação de agências bancárias que fortaleceram o movimento financeiro, fortalecendo o comércio e gerando o crescimento da população residente.
Sua posição geográfica foi fator determinante para o crescimento registrado a partir das décadas de 40 / 50, e principalmente após a construção da BR116, Rodovia Rio Bahia.
Fonte: Prefeitura Municipal de Inhapim
Autor do Histórico: MARIA LúCIA DE ANDRADE NOGUEIRA
DDD de Inhapim, Minas Gerais
33
Como fazer uma ligação para Inhapim:
0 + Operadora + 33 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 33 + telefone
- Vivo: 015 + 33 + telefone
- Aerotech: 017 + 33 + telefone
- Claro: 021 + 33 + telefone
- GVT: 025 + 33 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 33 + telefone
- TIM: 041 + 33 + telefone
- Sercontel: 043 + 33 + telefone
CEP de Inhapim
Prefeitura Municipal de InhapimEndereço: Rua Coronel Guilherme, 17, Centro, Inhapim - MG, CEP: 35330000
Telefone / Fax:(33) 3315-2525 (33) 3315-1635
Prefeito: MÁRCIO ELIAS DE LIMA E SANTOS
Hospitais em Inhapim - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde inhapinhense.
Cartórios na cidade de Inhapim
Acesse a lista de Cartórios em Inhapim. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Inhapim Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Inhapim - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Inhapim
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Inhapim. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Inhapim
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Inhapim.
Inhapim fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Inhapim - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei.
(Mateus 11:28)
Bíblia Online