Início » Minas Gerais » Imbé de Minas


Imbé de Minas - Minas Gerais



Imbé de Minas faz parte do estado de Minas Gerais, localizado na microrregião de Caratinga e na mesorregião do Vale do Rio Doce. A população avaliada em 2008 era de 6.578 habitantes.

O topônimo Imbé é o nome de uma planta conhecida como Cipó-Imbé, Guaimbé e Banana-Imbé.

Desmembrado da cidade de Caratinga, fora emancipado em 22 de outubro de 1995.Os seiscentos tiros que pararam os passos do "caudilho" e atrasaram a vida de Imbé:

História da cidade de Imbé de Minas

A vila que se dava o nome de Patrimônio das Umbaúbas foi fundada por Manoel Joaquim Teodoro, Joaquim Valério, Luíz Carvalho Veríssimo, Augusto da Silva e outros. No início Luíz Carvalho Veríssimo, Augusto da Silva, entraram em uma localidade onde era a fazenda de Joaquim Camilo. E por ali construíram suas casas e financiaram as primeiras culturas de cereais.

Mas tudo mudou em 1889, quando Manoel Joaquim Teodoro entrou e abriu as densas matas, juntamente com seus companheiros, margearam e deram o nome de Córrego das Umbaúbas. Este nome foi dado por causa da quantidade de Umbaúbas que existia naquela localidade. Com o início do trabalho ergueu-se logo em seguida um cemitério.

Passados alguns anos, com o aumento da população, foi construída outra igreja por João da Cruz, Manoel Fernandes da Trindade e João Gonçalves Leite. No início, quando a instrução escolar começou, foram contratados professores particulares por Manoel Joaquim Teodoro, até que foi construído pelo mesmo, um bom prédio escolar pertencente ao Estado.

Em 1906, com o passar dos anos, o patrimônio das Umbaúbas foi medido e neste mesmo ano passou a ser chamado Santana de Imbé.

Sant′Ana era o nome da nova igreja que haviam construído, à antiga era dado o nome de capela N. Soª. das Graças.

Formação Administrativa

Em 1939, foi considerado o pequeno distrito, como Vila de Imbé. Com melhoramentos da eletricidade, grupo escolar, a casa dos Vincentinos, o novo cemitério, várias casas comerciais, farmácias e um hospital em construção.

A Vila foi emancipada em 21 de dezembro de 1995.

Fonte: Val, Lázaro Denizart do. Cronologia da Região do Caratinga. Caratinga, MG: Editora Gráfica Alvorada, 1972. p. 65.

Autor do Histórico: MARIA LÁCIA DE ANDRADE NOGUEIRA

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Imbé de Minas: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Imbé de Minas? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: