Tudo sobre Guanhães Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Guanhães
Coordenadas geográficas
O município de Guanhães fica localizado na latitude -18.7713 e longitude -42.9312 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Guanhães
Com um total de 1075,124 km², Guanhães de extensão territorial.
População de Guanhães
De acordo com dados do IBGE, Guanhães possui aproximadamente 34.057 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Guanhães são chamados de guanhanense.
Administração municipal
Prefeito atual:DORIS CAMPOS COELHO.
História de Guanhães - Minas Gerais
Guanhães faz parte do estado de Minas Gerais. Situa-se na região Leste do estado, conhecido como Vale do Rio Doce. Sua população estimada é de 31.266 habitantes .
Em 1752 João de Azevedo Leme partindo da Vila do Príncipe (hoje cidade do Serro), encontra ouro nos "Descobertos do Graypú", nas imediações da atual cidade de Guanhães. Em 1810 a atual cidade de Guanhães era conhecida como "São Miguel e Almas do Aricanga"(Aricanga é uma espécie de palmeira nativa da região,muito usada pelos índios para a fabricação de arcos,bodoques e aros de peneiras).
Logo na data de 1821, tornando-se paróquia de São Miguel dos Correntes (depois São Miguel e Almas dos correntes), em 14 de julho de 1832, ligada à Vila do Príncipe. A riqueza atraiu muita gente: das redondezas e de longe, como os ingleses, que decidiram explorar uma mina na Fazenda do "Candonga". Este nome é um termo africano e surgiu logo depois da construção de um prostíbulo nas imediações da mineração,cujo seu significado é intriga com carinhos fingidos.
História da cidade de Guanhães
Os primitivos habitantes da região onde hoje se acha localizado o Município de Guanhães, foram os índios guanahães, de origem tapuia e do grupo selvagem dos caingangue de Minas Gerais.
Sendo a região habitada pelos índios guanahães, principalmente às margens do rio de igual nome, passou então a chamar-se Guanhães.
No século XVII, vários conquistadores à procura de ouro e pedras preciosas, atingiram o Rio das Velhas, onde se estabeleceram com fazendas de gado e culturas em geral. Nenhum obstáculo os deteve. Em meados de 1714 foi criada a Comarca de Vila do Príncipe.
O tempo foi passando, e as jazidas se esgotando e os mineradores se dispersaram para outras regiãoes. Do Serro, descendo os Rios Guanhães e Santo Antônio, outros bandeirantes localizaram veios em Conceição e no Córrego das Almas, formando novos núcleos de povoação. Foi o serrano João Azevedo Leme que encontrou ouro nos "Descobertos auríferos do Graypu". A notícia despertou interesse e foi assim que ele fundou, nas imediaçãoes do local onde encontrara ouro, o Povoado de São Miguel e Almas.
O Rio Guanhães, o maior caudal que passava nas vizinhanças do novo arraial, lhe deu o nome: São Miguel de Guanhães. O povoado virou distrito, vila e cidade, a qual foi progredindo lentamente com a riqueza aurífera da terra.
Em 1824, o fazendeiro Capitão Venâncio Gomes Chaves e outros, formaram a empresa para a exploração das lavras do Condonga, auxiliados nos trabalhos de mineração por Francisco José de Queiroz, até que em 1837, o povoado teve grande desenvolvimento com a exploração das lavras pela Companhia Inglesa "The Candonga Gold Co. Limited". Depois do Condonga, a mais importante mineração do município foi a da Fazenda das Almas, na propriedade do Capitão Francisco Nunes Coelho.
Mais tarde outra lavra foi descoberta em São Miguel e Almas, à qual deram o nome de "Mexirico", devidos às intrigas entre seus exploradores.
Para José Coelho da Rocha, o primeiro habitante de São Miguel e Almas, assim como para outros moradores, coube a glória da constituição do primitivo núcleo e de seu patrimônio, com a doação de terrenos. Sob a invocação de São Miguel, surgiu a primeira capela, a de São Miguel e Almas, erigida pelo Alvará Régio do Príncipe D. João VI, de 26 de janeiro de 1811, sendo, porém, instituída canonicamente pela provisão de 17 de junho de 1828. A Paróquia foi criada no dia 14 de julho de 1832. O aniversário de Guanhães é comemorado a 25 de outubro, data em que foi elevado à categoria de município.
Gentílico: guanhanense
Formação Administrativa
Guanhães foi elevado à categoria de distrito em 1828, e à freguesia pela Resolução de 14 de julho de 1832, com a denominação de São Miguel e Almas.
A 23 de março de 1840, a Freguesia de São Migul e Almas, através da Lei Provincial n°. 171, incorporou-se ao município de Conceição do Mato Dentro (ex-Conceição do Serro), face ao disposto na Lei n°. 1301.
Desmembrado do município de Conceição do Serro, alcançou à categoria de Vila, sede do novo município de São Miguel de Guanhães, pela Lei n°. 21.132, de 25 de outubro de 1875 e, em 1879 emancipou-se do Serro.
Segundo documentos no arquivo do Cartório do 2oº Ofício de Guanhães, consta o dia 09 de dezembro de 1879 como sendo o da instalação da Vila do Município de São Miguel de Guanhães, o qual passou a denominar-se Guanhães em 13 de setembro de 1881, através da Lei Provincial n°. 2.766. Pelo parágrafo único da mesma Lei, Guanhães ficou constituído das paróquias de São Miguel e Almas, Nossa Senhora do Patrocínio e Capelinha de Nossa Senhora das Dores de Guanhães, as duas primeiras desmembradas do município de Serro, e a última do de Conceição.
Em sua primeira organização, Guanhães contava com os distritos de Divino, Gonzaga, Nossa Senhora do Patrocínio, Braúnas, Travessão, Jequitibá, Sapucais, Farias e Correntinho(antigo Santo Antônio).
Pela Lei Estadual n°. 843, de 7 de setembro de 1923, foi incorporado ao município de Guanhães, o distrito de Porto de Guanhães, oriundo do de Conceição, e pela mesma Lei, foram desmembrados os distritos de Nossa Senmhora do Patrocínio(atual Virginópolis), Divino(atual Divinolândia de Minas), Gonzaga, que passaram para o Município de Virginópolis.
Através do Decreto-Lei 1058, de 31 de dezembro de 1943, que criou o distrito de Açucena, perdeu Guanhães os distritos de Travessão (hoje Açucena) e Jequitibá; pela Lei Estadual n°. 1039, de 12 de dezembro de 1953, Guanhães perdeu o distrito de Braúnas que foi elevado à categoria de município e, finalmente, a Lei Estadual n°. 2.764, de 30 de dezembro de 1962, foi desmembrado o distrito de Dores de Guanhães, que passou a município.
Atualmente o município é composto dos distritos da sede, Correntinho, Farias, Sapucaia de Guanhães e Taquaral de Guanhães.
Fonte: IBGE
Autor do Histórico: GERALDO GOMES DE OLIVEIRA
DDD de Guanhães, Minas Gerais
33
Como fazer uma ligação para Guanhães:
0 + Operadora + 33 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 33 + telefone
- Vivo: 015 + 33 + telefone
- Aerotech: 017 + 33 + telefone
- Claro: 021 + 33 + telefone
- GVT: 025 + 33 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 33 + telefone
- TIM: 041 + 33 + telefone
- Sercontel: 043 + 33 + telefone
CEP de Guanhães
Prefeitura Municipal de GuanhãesEndereço: Pça. Neria Coelho Guimaraes, 100, Centro, Guanhães - MG, CEP: 39740000
Telefone / Fax:(33) 3421-1501 (33) 3421-1515
Prefeito: DORIS CAMPOS COELHO
Hospitais em Guanhães - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde guanhanense.
Cartórios na cidade de Guanhães
Acesse a lista de Cartórios em Guanhães. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Guanhães Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Guanhães - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Guanhães
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Guanhães. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Guanhães
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Guanhães.
Guanhães fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Guanhães - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento.
(Provérbios 3:5)
Bíblia Online