Início » Minas Gerais » Gonzaga


Gonzaga - Minas Gerais



Gonzaga faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 5.482 habitantes. Gonzaga se destaca por ser uma cidade tranquila, de clima agradável (muito frio durante o inverno) e encravada por montanhas arborizadas.

São Sebastião do Gonzaga foi o seu primeiro nome. Os pioneiros se instalaram às margens do Ribeirão Gonzaga, e ali iniciaram atividades agropecuárias, até hoje baseada na econimia municipal. Na lavoura, em ordem de importância, relaciona sua produção de milho, feijão, café, arroz e cana-de-açúcar; enquanto na pecuária o destaque é a criação de gado mestiço. As cachoeiras do Esbarro e do Barroso são pontos de atração turística. Está na Zona do Rio Doce. No início do século, chegaram às margens do ribeirão Gonzaga os primeiros povoadores. Joaquim Gonzaga doou as terras a São Sebastião, surgindo, então, o povoado de São Sebastião do Gonzaga, que, a partir de 1911, passou a pertencer ao município de Guanhães. Em 1923, com a criação do município de Virginópolis, São Sebastião do Gonzaga passa a integrá-lo, tendo a sua denominação mudada para Gonzaga de Guanhães, que, em 1938, reduz-se para Gonzaga. O distrito foi elevado a município em 1962.

História da cidade de GONZAGA

São Sebastião de Gonzaga foi o primeiro nome do Arraial. No início do século, chegaram às margens do ribeirão os primeiros povoadores. Joaquim Gonzaga doou as terras à Igreja, ao Santo de sua devoção (São Sebastião), surgindo então o povoado de São Sebastião de Gonzaga. Em 1911, passou a ser Distrito, pertencente ao município de Guanhães. Em 1923, com a criação do município de Virginópolis, o distrito de São Sebastião de Gonzaga passa a integrá-lo, tendo seu topônimo alterado para Gonzaga de Guanhães. Em 1938, teve seu topônimo reduzido para Gonzaga. O distrio foi elevado a município em 1962.

GENTíLICO: gonzaguense

FORMAçãO ADMINISTRATIVA

O povoado de São Sebastião de Gonzaga foi elevado à categoria de Distrito pela lei nº 556, de 30/08/1911

Em 1923, o Distrito teve seu topônimo alterado para Gonzaga de Guanhães, e passou a pertencer ao recem criado município de Virginópolis.

Em 1938, o Distrito teve seu topônimo reduzido para Gonzaga, pela lei 148, de 17/12/1938.

Em 1962 o Distrito de Gonzaga foi emancipado pela lei nº 2764, de 30/12/1962

O município de Gonzaga é formado de dois distritos: Gonzaga (Sede) e Conceição da Brajaúba.

Fonte: IBGE - Secretaria da Cultura - Assembléia Legislativa MG

Autor do Histórico: DENISE ARAúJO PERIM NEGRI

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Gonzaga: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Gonzaga? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: