Tudo sobre Formiga Estado de Minas Gerais
Você também pode gostar:
Informações Gerais sobre a cidade de Formiga
Coordenadas geográficas
O município de Formiga fica localizado na latitude -20.4618 e longitude -45.4268 e faz parte do estado de Minas Gerais.
Tamanho do Território de Formiga
Com um total de 1501,915 km², Formiga de extensão territorial.
População de Formiga
De acordo com dados do IBGE, Formiga possui aproximadamente 67.540 habitantes.
Gentilício
As pessoas que nascem em Formiga são chamados de formiguense.
Administração municipal
Prefeito atual:EUGÊNIO VILELA JÚNIOR.
História de Formiga - Minas Gerais
Formiga faz parte do estado de Minas Gerais, localizado na Região Sudeste do Brasil.
Os primeiros registros de desbravamento da região, são relacionados à criação da Picada de Goiás, em 1737. Também chamada de Caminho de Goiás, era uma das Estradas Reais, que ligavam minas e permitiam explorar e escoar o ouro. Com o tempo, a Coroa proibiu, sob pena de morte, a criação de novos caminhos que levasse às minas. A Picada de Goiás ligava São João del-Rei ao Rio São Francisco.
Até 1748, Goiás era uma simples comarca da Capitania de São Paulo. Em 1744, os portugueses da Comarca de São João Del Rei, a mando de Gomes Freire, tomaram da Vila de Pitangui, Comarca de Sabará, o Arraial do Tamanduá. Dali para frente, até o rio São Francisco, tudo ficava "entre a Capitania de Minas Gerais e Goiás", inclusive, o Quilombo do Ambrósio que, conforme sempre afirmou o historiador Leopoldo Corrêa, ficava ao norte da atual Cristais-MG. A capitania de São Paulo foi extinta em 1748, quando passou a ser subordinada à do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, também se criaram as capitanias de Goiás e Mato Grosso.
História da cidade de FORMlGA MINAS GERAIS Monografia - n.º 184 Ano: 1958
ASPECTOS HistóricoS
A DENOMINAçãO de Formiga esteve ligada ao Município através de toda a sua história: primeiramente, foi Rancho ou sítio da Formiga′′, depois Arraial de São Vicente Ferrer da Formiga′, "Vila Nova da Formiga" e, quando da elevação da sede municipal à categoria de cidade, simplesmente "Formiga". A origem do topônimo é explicada pelo Sr. Nélson C. de Sena, no Anuário 1969 (ou Anuário III), com base em tradição popular, segundo a qual alguns tropeiros que transportavam açúcar tiveram a carga atacada por formigas ao acamparam próximo a um ribeirão, logo batizado como "Ribeirão da Formiga", nome que, se estendeu ao rancho que ali se formou.
Leopoldo Correia, entretanto, em seu livro "Achegas à História do Oeste de Minas", enumerou uma série de argumentos que o levaram a concluir pela origem indígena do nome. Segundo aquele autor, em certa época foi observada na região a presença de Tapuias, e os aldeamentos de índios, em determinadas circunstâncias, denominavam-se formigas.
A história de Formiga remonta à segunda metade do século XVIII. Saint Hilaire, porém ("Voyage dans les provinces de Rio de Janeiro et Minas Gerais") registra o trânsito por aquelas paragens, entre os anos de 1647 e 1689, de muitos bandeirantes: Manuel Correia, Fernão Dias Paes Leme, Felix Jacques, Lourenço Castanho Taques e Matias Cardoso, além de outros.
O isolamento em que viviam, no início do século XVIII, as localidades de Tamanduá (atual Itapecerica) e Piuí - onde se agrupavam mineradores, na maioria oriundos de São Paulo -foi a causa indireta do aparecimento do povoado. O desejo de ligar os dois núcleos fêz que os habitantes abrissem, através da região inculta que os separava, uma picada que facilitasse também a exploração da área adjacente. Nessa área surgiria o atual Município.
A iniciativa do empreendimento coube ao capitão Estanislau de Toledo Pisa, foragido da corte por questões de dívidas, e a seu primo, o guarda-mor Feliciano Cardoso de Camargos, que habitavam, ambos, o local "Casa da Casca". Aberta a picada, outros sertanistas requereram sesmarias "da margem de cá do São Francisco", alguns deles permanecendo às margens do Ribeirão da Formiga.
Luís Diogo Lôbo da Silva, quando governador da Província, no intuito de desenvolver os povoados do vasto sertão do oeste, atribuiu a Inácio Correia Pamplona a incumbência de formar e administrar uma "companhia de pessoas idôneas, gente de valor, a fim de penetrarem com ânimo de estabelecer na zona do Campo Grande e além da Serra de Marcela, obrigando-se o govêrno a Ihes conceder por sesmaria as terras que escolheram". Do grupo de pessoas que se associaram a Pamplona nessa empresa, Domingos Antônio da Silveira fixou-se em Formiga, onde fundou a fazenda do Córrego Fundo, que obteve em sesmaria no ano de 1777. Também o padre Inácio e Bernardino Correia Pamplona, parantes do mestre-de-campo, estabeleceram-se na região, tendo o último deixado numerosa descendência.
O naturalista Saint Hilaire menciona o padre Arantes como um dos que primeiro habitaram o lugar. Ainda hoje se pode ver, em local próximo à cidade, vestígios do cemitério do "Padre Doutor", como era apelidado aquele religioso. O cônego Raimundo Trindade assevera, porém, que João Gonçalves Chaves foi quem primeiro ali .se estabeleceu, requerendo provisão de Capela em 1765 ("Instituições das Igrejas do Bispado de Mariana").
Em 1832 foi criada a paróquia de São Vicente Ferrer de Formiga, sendo nomeado primeiro vigário o padre André Martins Ferreira
O povoado progrediu rapidamente Foi criado o distrito de Formiga, por efeito do Decreto de 14 de julho de 1832, e, depois, o Município, com a denominação de Vila Nova da Formiga, pela Lei provincial nº 134, de 16 de março de 1839, com território desmembrado de Itapecerica. Verificou-se a instalação a 29 de setembro do mesmo ano.
Formação Administrativa
A Lei estadual nº 880, de 6 de junho de 1858, concedeu à sede municipal foros de cidade.
O distrito-sede teve sua criação confirmada pela Lei estadual nº 2, de 14 de setembro de 1891.
A composição administrativa do Município passou por várias alterações. Na divisão fixada pela Lei estadual nº 843, de 7 de setembro de 1923, figurava com 4 distritos: o da sede e os de Arcos, Pains e Pôrto Real de São Francisco. Essa situação somente foi modificada em 1938 quando. em virtude do Decreto-lei estadual nº 148, de 17 de dezembro, foram desmembrados os distritos de Arcos e Pôrto Real (ex-Pôrto Real do São Francisco), que passaram a integrar o novo Município de Arcos. Restaram o distrito-sede e Pains, constituição mantida durante o quinquênio 1939/1943.
Por fôrça do Decreto-lei estadual nº 1.058, de 31 de dezembro de 1943. Formiga perdeu o distrito de Pains, elevado à categoria de Município. Por outro lado, foram criados os novos distritos de Albertos, Baiões e Pontevila. êstes e mais o distrito-sede compõem o Município atualmente, segundo a divisão administrativa vigente em 31-I-1958.
Formiga é sede de Comarca, que abrange ainda o têrmo de Pimenta.
Fonte: IBGE
DDD de Formiga, Minas Gerais
37
Como fazer uma ligação para Formiga:
0 + Operadora + 37 + Telefone de destino
Veja o código das operadoras:
- CTBC Telecom: 012 + 37 + telefone
- Vivo: 015 + 37 + telefone
- Aerotech: 017 + 37 + telefone
- Claro: 021 + 37 + telefone
- GVT: 025 + 37 + telefone
- Oi Telemar: 031 + 37 + telefone
- TIM: 041 + 37 + telefone
- Sercontel: 043 + 37 + telefone
CEP de Formiga
Prefeitura Municipal de FormigaEndereço: Rua Barão de Piunhi, 121, Centro, Formiga - MG, CEP: 35570000
Telefone / Fax:(37) 3329-1800 (37) 3322-2091/7950
Prefeito: EUGÊNIO VILELA JÚNIOR
Hospitais em Formiga - MG
Procurando informações sobre a rede de saúde local? Aqui você encontra uma relação de Hospitais, Postos Médicos, Clínicas e Profissionais de saúde formiguense.
Cartórios na cidade de Formiga
Acesse a lista de Cartórios em Formiga. Aqui você encontra serviços de registro civil de pessoas físicas e jurídicas, registro de imóveis, registro de títulos e documentos, tabelionato de notas, ofícios de protesto de títulos e também cartórios judiciais.
Mapa de Formiga Online
Aqui você encontra um Mapa Online para navegar por toda a cidade de Formiga - MG e localizar ruas e endereços do município mineiro.
Hotéis e Pousadas em Formiga
Encontre Hotéis e Pousadas com ótimos preços em Formiga. Acesse agora nossa página de hospedagens na região.
Notícias sobre Formiga
Confira as últimas notícias, previsão do tempo e vagas de emprego em Formiga.
Formiga fica perto de onde?
Confira as cidades vizinhas de Formiga - MG em uma distância de até 50 km.
Ajude a divulgar a história de sua cidade, compartilhe esta página e, se você encontrou algo incorreto ou acredita que pode melhorar, FALE CONOSCO AGORA MESMO!
Deixe seu comentário:
O Senhor é a minha luz e a minha salvação; a quem temerei? O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei?
(Salmos 27:1)
Bíblia Online