Início » Minas Gerais » Felixlândia


Felixlândia - Minas Gerais



Felixlândia faz parte do estado de Minas Gerais. Localizado a 180km de Belo Horizonte, possui uma população de 14.287 habitantes em 1553,35km² de Área Territorial, cortado pela BR-040, e tem como confrontantes os municípios de Curvelo, Pompéu, Três Marias e Morro da Garça.

Principalmente no que diz respeito ao turismo religioso (Pietá de Michelangelo e Jubileu de Nossa Senhora da Piedade/Festa de Agosto) e às belezas turísticas formadas não apenas pelo Lago da Usina Hidrelétrica de Três Marias e pela Usina Hidrelétrica de Retiro Baixo no Rio Paraopeba. Povo hospitaleiro e dono de um dom culinário de dar água na boca.

A história de Felixlândia está ligada à fé religiosa de seus moradores. A festa de Nossa Senhora da Piedade, realizada em agosto, reúne milhares de fiéis e visitantes de cidades vizinhas. Barraquinhas, comidas típicas, cavalgada, shows, artesanato, desfiles e passeio ciclístico são algumas das atrações. Uma procissão encerra o evento na Praça da Matriz, onde está localizada o santuário de Nossa Senhora da Piedade.

História da cidade de Felixlândia Minas Gerais - MG

Em 19 de abril de 1762, em Sabará, o padre Félix Ferreira da Rocha, morador da fazenda do Bagre, quis fundar uma capela dedicada a Nossa Senhora da Piedade. Doou a área situada entre o riacho das Pedras e o riacho dos Bois, para construção da capela, que tornou-se o centro das atençãoes e atraía inúmeros fiéis. Em 1842, criou-se o distrito de Piedade do Bagre, emancipado em 1948, com o nome de Felixlândia, em homenagem ao padre Félix

Gentílico: felixiandense

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Piedade do Bagre, pela lei provincial n°. 905, de 08-06-1858, e por lei estadual n°. 2, de 14-09-1891, subordinado ao município de Curvelo.Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Piedade do Bagre figura

no município de Curvelo.

Assim permanecendo em divisãoes territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Elevado à categoria de município com a denominação de Felixlândia, pela lei estadual n°. 336, de 27-12-1948, desmembrado de Curvelo. Sede no atual distrito de Felixlândia ex-Piedade do Bagre. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1997.

Em divisão territorial datada de I-VII-1950, o município é constituído do distrito sede.

Pela lei estadual n°. 1039 , de 12-12-1953 , é criado o distrito de São José do Buriti e anexado ao município de Felixlândia.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído de 2 distritos: Felixlândia e São José do Buriti.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VI-1995.

Pela lein°. , de , é criado o distrito de São Geraldo de Salto e

anexado ao município de Felixlândia.Em divisão territorial datada de 15-VII-1997, o município é constituído de 3 distritos: Felixlândia, São Geraldo do Salto e São José do Buriti. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Alteração toponímica distrital

Piedade do Bagre para Felixlândia alterado, pela lei estadual n°. 336, de 27-12-1948.

Fonte: IBGE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Felixlândia: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Felixlândia? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: