Início » Minas Gerais » Fama


Fama - Minas Gerais



Fama faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 2.475 habitantes.

O povoado surgiu nas terras da fazenda do Capitão Tomás Alves de Figueiredo, que, em 1837, doou uma área de meio alqueire para constituir o patrimônio de uma capela. Tendo promovidovárias melhorias no local, o Capitão Tomás mudou-lhe o nome para "Vila da Fama". Em 1911, Fama foi elevado a distrito, do município de Alfenas, e, em 1923, passou a pertencer a Paraguaçu. Em 1948, o distrito foi elevado a município.

História da cidade de FAMA- MINAS GERAIS

Surgido como povoado em 1837, numa sorte de terras doadas pelo fazendeiro Tomaz de Figueiredo - que também lhe deu o nome de Fama - o município está na região das minerações clandestinas que o fisco buscava coibir em sucessivas expedições, como foi a Campanha do Rio Verde, do Ouvidor de São João Del-Rei.

Hoje está às margens do grande Lago de Furnas e é grande produtor de batata-inglesa, frangos e ovos, com o turismo - que se prepara para explorar as belezas do grande lago - despontando como atividade promissora.

Os garimpeiros, buscando novas lavras e tentando escapar dos pesados impostos cobrados pela Coroa, penetraram pelos sertões de Minas Gerais, implantando novas fazendas e criando diversos povoados. A região onde hoje se encontra o município de Fama foi colonizada nessa época - por volta do início do sec. XIX.

O primitivo povoado surgiu nas terras da fazenda do Capitão Tomaz de Figueiredo, que, em 1837, doou uma área de meio alqueire para formar o patrimonio de uma capela. Segundo a tradição, foi o próprio Figueiredo que deu o nome de Fama ao povoado. Em 1911, Fama foi elevado a distrito, integrando a Alfenas, e, em 1923, passou a pertencer a Paraguaçu.

Em 1948, Fama eleva-se a municipio. Em Fama são atrações: o Parque Municipal "Francisco Cândido da Silva", com várias diversões para as crianças e quiosques; a represa de Furnas, que banha a zona urbana, oferecendo belas paisagens, e a festa de São Pedro, com procissão fluvial e grande queima de fogos.

Fonte: Secretaria da Cultura

Autor do Histórico: SéRGIO ANTONIO DO AMARAL RESENDE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Fama: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Fama? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. joão jose neves's avatarjoão jose neves

    Prezados, bom dia.

    Gostaria de mais informações sobre a cidade,

    atividades comerciais, saude, lazer e valores imobiliarios para compra.

    Obs. essas informações sera referencia para que eu possa investir e morar na cidade.

    Obrigado

    João Neves

    #1 – 14/04/2016 - 14:09

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: