Início » Minas Gerais » Divisópolis


Divisópolis - Minas Gerais



Divisópolis faz parte do estado de Minas Gerais, Localizado no Vale do Jequitinhonha e Mucuri. A população avaliada em 2010 é de 8.970 habitantes de área 565,88 km². O nome do município deriva do fato de estar localizado na fronteira do estado de Minas Gerais com a Bahia. Então, "Diviso", Divisão, e "polis", Cidade. Seu maior meio de subsistência é a Agricultura.

A história do município tem início com a chegada dos cobradores de impostos Sérgio Chaves e João Antônio Dutra às terras conhecidas como Gerais, em 1936. A região era conhecida como Boca da Mata e, devido à descrença no progresso do lugarejo, passou a se chamar "Só se vendo", surgindo assim o cognome "Sósseveno". Em 1953, o povoado recebe a denominação de Divisópolis, por estar localizado na divisa entre Minas Gerais e Bahia . No mesmo ano, torna-se distrito de Almenara. A criação do município se deu em 1992.

Sua altitude no ponto central da cidade com aproximadamente 920,00 m. Limites com os municípios de Pedra Azul, Almenara, Bandeira e Mata Verde. Seus recursos Hídricos representando a Bacia do Rio Jequitinhonha com índice médio pluviométrico anual: 877 mm. Seu clima é inconstante com temperatura máxima anual de 27,9 °C e mínimas de 17,7 °C e média anual de 22,1 ° C. A distância aproximada da capital mineira Belo Horizonte é 786 km.

Divisópolis

A história do município tem início com a chegada dos cobradores de impostos Sérgio Chaves e João Antônio Dutra às terras conhecidas como Gerais, em 1936. A região era conhecida como Boca da Mata e, devido à descrença no progresso do lugarejo, passou a se chamar "Só se vendo", surgindo assim o cognome "Sósseveno".

Em 1953, o povoado recebe a denominação de Divisópolis, por estar localizado na divisa entre Minas Gerais e Bahia . No mesmo ano, torna-se distrito de Almenara. A criação do município se deu em 1992.

Formação Administrativa

Distrito criado com a denominação de Divisópolis (ex-povoado), pela Lei Estadual 1039, de 12-12-1953, criado com terras desmembradas do distrito de Pedra Grande, subordinado ao município de Almenara.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o distrito de Divisópolis, figura no município de Almenara.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1991.

Elevado a categoria de município com a denominação de Divisópolis, pela Lei Estadual n°. 10704, de 27-04-1992, desmembrado de Almenara.

Sede no antigo distrito de Divisópolis. Constituído do distrito sede. Instalado em 01-01-1993.

Em divisão territorial datada de 1995, o município é constituído do distrito sede.

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2007.

Fonte: www.citybrazil.com.br

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Divisópolis: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Divisópolis? Então deixe seu comentário!


Comentários (1)

  1. Dilma Aguiar dos Santos's avatarDilma Aguiar dos Santos

    Boa noite nos anos 60 morei numa cidadezinha próxima de Divisa Alegre nós a chamava-mos de Divizinha.eu gostaria de saber se esta cidade é a atual Divisópolis.Meus pais tomavam conta de um restaurante que também fazia hospedagens e tinha o posto de gasolina os ônibus de viagem faziam parada no nosso restaurante.aguardo resposta desde já fico grata.

    #1 – 23/12/2015 - 02:35

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: