Início » Minas Gerais » Divisa Nova


Divisa Nova - Minas Gerais



Divisa Nova faz parte do estado de Minas Gerais. Encontra-se a uma latitude 21º30′40" sul e a uma longitude 46º11′45" oeste, estando a uma altitude de 877 metros. A população avaliada em 2004 era de 5.858 habitantes.

Possui uma área de 216,697km².

História da cidade de DIVISA NOVA-MINAS GERAIS

Quando, no auge do ciclo do ouro, a escassez de alimentos se agravou, muitos homens procuraram desenvolver lavouras, fixando-se nas terras férteis de Minas Gerais. Um desses homens foi o padre Manuel Gonçalves de Correa, que se instalou numa fazenda em Monte Alegre, logo construindo no local uma capela.

Em 1860, com a doação de 40 alqueires feita pelo capitão Silvério Luís de Figueiredo, formou-se o povoado de Conceição da Boa Vista, em homenagem a santa de devoção dos moradores e ao belo aspecto do lugar.

Em 1923, o distrito teve o nome modificado para Divisa Nova, devido à localização do terreno, que fica na divisa entre duas fazendas. Em 1938, passou a município. A cidade é rica em termos de patrimônio histórico e ecológico. Dentre as principais áreas naturais, destacam-se a serra do Cavaco, as cachoeiras do rio Muzambo e do rio Verde, o parque ecológico e, ainda, o lago do Morro de Furnas.

Mas é a existência de uma árvore milenar, o Jequitibá Rosa, que constitui uma das principais atrações da região. Festas religiosas como a de São Sebastião e de Nossa Senhora da Conceição são fatores igualmente importantes na vida da população local. Também o Festival de Música Sacra constitui-se num evento cultural de peso.

Fonte: Secretaria da Cultura

Autor do Histórico: SéRGIO ANTONIO DO AMARAL RESENDE

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Divisa Nova: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Divisa Nova? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: