Início » Minas Gerais » Descoberto


Descoberto - Minas Gerais



Descoberto faz parte do estado de Minas Gerais. A população avaliada em 2004 era de 4.761 habitantes.

O município encontra-se na Mesorregião da Zona da Mata mineira. A sede dista por rodovia 338km da capital Belo Horizonte.

A altitude da sede é de 340 m, possuindo como ponto culminante a altitude de 1434 m. O clima é do tipo tropical com chuvas durante o verão e temperatura média anual em torno de 30°C, com variações entre 15°C (média das mínimas) e 35°C (média das máximas). (ALMG)

História da cidade de Não são documentados os detalhes de sua evolução hitórica. Entretanto, reza a tradição que numa parte do Município, outrora existiu, na Serra do Descoberto, a tribo dos Carmonos. Até hoje é conhecida como Serra dos Caramonos, um treicho da Serra do Descoberto. O que se sabe é que Descoberto é o resultado de expansão do Município de São João Nepomuceno e que seus primeiros habitantes eram descendentes de Portugueses e Italianos que alí se fixaram para cultivar e explorar a terra.Descoberto -Nome de serra e Ribeirões locais. Topônimo alusivo, provavelmente, a lugar onde se descobriu o ouro e se eatabeleceu serviço de mineração.

Gentílico: Descobertense.

Formação Administrativa:

Descoberto do Rio Novo é como se chamou a princípio a região. Por provisão de 16 de Junho de 1824, foi dada ao Capítão Joaquim José , licença para usar a primitiva capela (Cônego Trindade).

Segundo o Dicionário, Corográfico de Minas Gerais, teria sido criado o Distrito em 1841. Pela Lei nº 1265, de 19 de dezembro de 1965, foi o Distrito do Descoberto da Santíssima Trindade transferido da Freguesia do Rio Novo, no Município de Mar de Espanha, para a Freguesia de São João Nepomuceno. A Lei nº 2086, de 24 de dezembro de 1874, criou a Freguesia da Santíssima Trindade do Descoberto, ainda no Município de Rio Novo. Pela Lei nº 2677, de 30 de novembro de 1880, foi o Distrito incorporado ao Município de São João Nepomuceno. Na divisão adminstrativa de 1911, já figura no Município de São João Nepomuceno com a denominação de Descoberto. Pelo Decreto-Lei Estadual nº 148, de 17 de dezembro de 1938, o Distrito de Descoberto perdeu parte de seu território para o Distrito sede do Município de Guaraní.

O Município foi criado pela Lei nº 1039, de 12 de dezembro de 1953, com território desmembrado de São João Nepomuceno e sua instalação ocorreu em 01/01/1954.

Formação Judiciária: O Município de Descoberto pertence à Comarca de São João Nepomuceno.

Fonte: Toponímia de Minas Gerais - do Professor Joaquim Ribeiro Costa -1970 e Dicionário Histórico -Geográfico de Minas Gerais, de Waldemar de Almeida Barbosa-1971

Autor do Histórico: LEONARDO LUIZ CABRAL

Ajude a divulgar a Histórias de sua cidade.

Se você encontrou algum dado incorreto ou acha que pode melhorar essas informações, entre em contato conosco ou envie seu texto para gente.


Descoberto: Imagens da cidade e Região

Ainda não temos imagens dessa cidade, se você possui alguma envie pra gente!

Você conhece a cidade de Descoberto? Então deixe seu comentário!


Comentários (0)

Ainda não há comentários, seja o primeiro!

Postar um comentário

     (Opcional)




Estados





Compartilhe Esta Página: